Reciclo e jogo
Reciclanda
Ludoteca
Objetos para jogos, cantados ou não, feitos de materiais reutilizados
Contacte-nos para:
- eventos lúdicos em torno de reutilização (infantis ou em família);
- oficinas (formação de professores, educadores e animadores) em municípios e agrupamentos de escolas.
António José Ferreira: 962 942 759
Jogos em grupo
Canas de bambu
- Jogo dito africano em roda em que cada criança larga a sua cana para se dirigir à cana seguinte; ou com dois alunos de cada vez a eliminar até à final.
- Jogo do tiquetaque em que o professor faz o pêndulo no chão e cada criança deve aguentar o maior número possível de segundos sem ser tocado pela cana.
- Jogo de estafeta em que duas equipas voltadas uma para a outra devem passar a cana por baixo na perna direita indo do primeiro ao último jogador e regressando; uma variante é passar a cana por trás das costas.
- Jogo da pesca em que cada criança ou equipa deve “pescar” com uma cana o maior número possível de objetos que estão a poluir a água do rio.
- Jogo do transporte, em que cada jogador coloca o pau no cachaço e leva-o sem tocar com as mãos a um destino.
Tampas circulares
- Jogo do disco entre duas equipas (vermelha e verde) em que cada um na sua vez, numa linha, lança uma tampa em direção a uma linha.
- Jogo do chapéu em que cada criança procura aguentar o chapéu na cabeça o tempo que lhe for possível até haver um só vencedor.
Bola
- Jogo de passa palavra
- Jogo do berlinde especial
Corda
- Salto à corda
- Jogo de titãs
Diversos objetos com capacidade para girar em torno de si mesmos são potenciais piões aos quais se pode associar uma canção e desenvolver competências matemáticas através de contagem e soma de pontos ganhos.
Gargalos de garrafão com ou sem pega podem ser utilizados como instrumento percussivo ou como objeto lúdico aos pares, para lançar uma bola e recebê-la do par. Com uma pequena bola ou tampa de plástico presa por um fio torna-se um outro brinquedo muito interessante e promotor de competências em termos de psicomotricidade.