Reciclo e chincalho
Reutilizo e faço instrumentos de chincalhar
Chincalhos constituídos basicamente por um cabo que pode ser um frasco ou garrafinha transparente ou colorida, furado, como as tampas, com pirógrafo. Um arame curvado nas extremidades atravessa o cabo/frasco e tampas em número adequado de cada lado do frasco. O arame deve ter o adequado espaço de entrechoque das tampas: se for demasiado pequeno o som é muito fraco; se for muito grande, o instrumento é pouco eficaz.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce. Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Os instrumentos e objetos sonoros são uma mais-valia para Música nas AEC, inclusive a adaptada. Com experimentação, pesquisa e conhecimento os objetos ganham novas funcionalidades. Reutilizando materiais, desenvolve-se a criatividade, a música melhora e o ambiente agradece.
Queres-queres, idiofone de agitamento e concussão reutilizado, inspirado no kes-kes ou kosika africanos; dois pequenos recipientes esféricos ou ovais com sementes, ligados por um fio.
Marteletes, instrumento de percussão constituído por cana perfurada e arame ou pauzinho de espetada de 5 cm de comprimento com conta (ou tampas) nas pontas;
Tiquetocas, idiofone de percussão indireta formado por tubo de plástico perfurado ou uma cana, atravessados por pauzinho com tampas;
chincalho em Y, com arame vazando tampas metálicas.
Chincalhetes, com cana ou pau, parafuso e tampinhas furadas a entrechocar;
Ratatacas, tipo de chincalho.