Canções de cadeira
Canções com jogo de cadeira criadas por António José Ferreira e realizadas com crianças do 1º Ciclo no concelho de Vila Nova de Gaia
A cadeira está livre
A cadeira está livre,
Logo vai ‘star ocupada
E o último a sentar-se
perderá esta jogada!
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz a quadra toda e a turma repete.
3. A quadra pode ser cantada de improviso pelo professor, ou com duas notas, ou até em “recto tono” (com uma nota só).
4. As crianças dispersam-se pela sala, e põem todas as cadeiras em posição de receber alguém para se sentar.
5. Depois, o professor apresenta um padrão rítmico que será a “senha” para as crianças se poderem sentar. O último a sentar-se na jogada senta-se e fica fora de jogo.
6. Se necessário, para manter a ordem e evitar empurrões, o professor estabelece desde o início que:
quem empurrar; quem falar; quem guinchar; perde o jogo e vai sentar-se.
7. O jogo vai ficando com cada vez menos jogadores.
Esta dança é divertida
Esta dança é divertida
E é tão fácil de aprender!
Basta tu sentir’s o som
Para o corpo se mexer!
• O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem. Diz a quadra toda e a turma repete
• Se necessário, para manter a ordem e evitar empurrões, o professor estabelece desde o início que quem empurrar, quem falar, quem guinchar, perde o jogo e vai sentar-se.
• As crianças estão na sala, em pé, junto à sua cadeira.
• As cadeiras são ajustadas de modo a facilitar o ato de sentar.
• As crianças dizem (ou cantam) a quadra, acompanhada pelo professor com um tambor.
• O professor diz “Vai!” e as crianças movem-se pela sala, dançando
espontaneamente de acordo com a improvisação em percussão do professor.
• Quando o professor termina, as crianças sentam-se, não podendo repetir a mesma cadeira.
• O último a sentar-se fica fora de jogo na jogada seguinte.
Ó Raquel Alvim
Ó Raquel Alvim
Ó Raquel Alvão.
Já não há cadeiras,
Sentem-se no chão.
As cadeiras estão dispostas de modo que as crianças possam sentar-se facilmente sem se magoarem. Quando o professor diz as quadras, é obrigatório as crianças estarem em movimento pela sala, dizendo-as também. Quando o professor percute um padrão muito rápido, combinado com a turma, todos se sentam rapidamente. O último fica de fora na jogada seguinte. Embora sejam raros, os apelidos existem.
Tanto aqui dancei
[ António José Ferreira ]
Tanto já aqui dancei,
Tenho muito p’ra dançar.
Vou bailar em outra terra
Se me derem um lugar.
MUSATIVIDADE
- O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
- Diz a quadra toda e a turma repete.
- O professor estabelece desde o início que quem empurrar, falar ou guinchar perde o jogo e senta-se.
- As crianças estão na sala, em pé, junto à sua cadeira.
- As cadeiras são ajustadas de modo a facilitar o ato de sentar.
- As crianças dizem (ou cantam) a quadra, acompanhada pelo professor com um tambor.
- O professor diz “Vai!” e as crianças movem-se pela sala, dançando espontaneamente de acordo com a improvisação em percussão do professor.
- Quando o professor termina, as crianças sentam-se, não podendo repetir a mesma cadeira.
- O último a sentar-se fica fora de jogo na jogada seguinte.