Canções ativas

Pirâmide dos alimentos, EB1 Igreja 1, Sandim

Brincadeiras musicais para crianças do 1º Ciclo e Jardim de Infância

Centopeia, centopeia

Centopeia, centopeia,
Tem cem pés, tem cem patinhas.
Entra nesta centopeia,
Mexe os pés, usa as mãozinhas.

1. A centopeia é o nome popular de um pequeno predador que se alimenta de vermes e caracóis e cuja picada pode provocar dores.
2. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
3. Diz uma quadra toda e a turma repete.
4. Cada criança diz a quadra na sua vez; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
5. Depois de apresentada a centopeia, o professor nomeia uma criança para ser a
cabeça, que estará em pé vagueando pela sala. No fim da quadra, a cabeça toca no colega mais próximo, que colocará as mãos sobre os ombros da colega.
6. Continuam os dois pela sala, e a criança da frente, toca em outro colega, e assim sucessivamente.
7. A dinâmica terminará quando todas as crianças do grupo estiverem incluídas na “centopeia”. ]

Nesta loja musical

Dinâmica para crianças

Nesta loja musical
compre o que lhe agradar:
instrumentos que entrechocam
e outros que são de agitar.

Vai gostar de percutir
e os amigos de escutar,
instrumentos que se batem
e outros que são de raspar.

MUSICATIVIDADE

Um aluno competente no conhecimento de instrumentos musicais será nomeado como vendedor da loja. Depois de cantadas ou recitadas as quadras, as crianças aproximam-se da loja de instrumentos e dizem:

– Venho comprar instrumentos.
– Que instrumento é que quer? – responde o vendedor.

Se a criança diz um instrumento que consta entre os de percussão (maraca, chincalho, sino, clavas, reco-reco, pratos, caixa chinesa, bloco de dois sons), o vendedor diz-lhe que fica encomendado e que será enviado na semana seguinte. Pede a morada ao cliente e faz de conta que a escreve num papel. Se o instrumento não constar entre os instrumentos de percussão, o comprador vai casa sem compras.

Criam-se quadras que falam de instrumentos de corda ou de sopro, e o processo é semelhante.

Dinâmica baseada num jogo apresentado por Mafalda Machado, do 3º ano, da EB1 de Igreja 1, Sandim (Vila Nova de Gaia), intitulado “Comprador de fruta”

Prato de choque

Prato de choque

Quero ir à outra margem

[ António José Ferreira ]

– Quero ir à outra margem
Visitar minha afilhada.
– A viagem é barata:
Não lhe custa mesmo nada.

– Quero ir à outra banda
Visitar a minha prima.
– A viagem é barata:
Só lhe custa uma rima!

– Quero ir à outra banda
P’ra ver a minha madrinha.
– A viagem é barata:
Só lhe custa uma adivinha.

Quero ir à outra banda
Visitar a minha mãe.
– A viagem é barata.
Basta-lhe que cante bem!

Quero ir à outra banda
Visitar a minha avó.
– A viagem é barata.
Custa-lhe uma nota só!

– Quero ir à outra banda
Visitar o meu avô.
– A viagem é barata:
Faz de conta que és robô!

– Quero ir à outra margem
P’ra ver o meu padrinho.
– A viagem é barata:
Só lhe custa um carinho.

– Quero ir à outra margem
Para ver o meu irmão.
– A viagem é barata:
Só lhe custa uma canção.

– Quero ir à outra margem
Visitar o afilhado.
– A viagem é barata:
Só lhe custa um ditado.

Canção para passar à outra margem, do tipo “Bom Barqueiro”. O passageiro diz os dois primeiros versos de uma quadra à sua escolha e o bilheteiro deixa passar ou não conforme disser bem ou mal. Se disser mal volta para a fila.

Saiba mais AQUI!

Recursos musicais Meloteca para a infância

Recursos musicais Meloteca para a infância

Partilhe
Share on facebook
Facebook