Canções ativas
Brincadeiras musicais para crianças do 1º Ciclo e Jardim de Infância
Centopeia, centopeia
Centopeia, centopeia,
Tem cem pés, tem cem patinhas.
Entra nesta centopeia,
Mexe os pés, usa as mãozinhas.
1. A centopeia é o nome popular de um pequeno predador que se alimenta de vermes e caracóis e cuja picada pode provocar dores.
2. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
3. Diz uma quadra toda e a turma repete.
4. Cada criança diz a quadra na sua vez; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
5. Depois de apresentada a centopeia, o professor nomeia uma criança para ser a
cabeça, que estará em pé vagueando pela sala. No fim da quadra, a cabeça toca no colega mais próximo, que colocará as mãos sobre os ombros da colega.
6. Continuam os dois pela sala, e a criança da frente, toca em outro colega, e assim sucessivamente.
7. A dinâmica terminará quando todas as crianças do grupo estiverem incluídas na “centopeia”. ]
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Nesta loja musical
Dinâmica para crianças
Nesta loja musical
compre o que lhe agradar:
instrumentos que entrechocam
e outros que são de agitar.
Vai gostar de percutir
e os amigos de escutar,
instrumentos que se batem
e outros que são de raspar.
MUSICATIVIDADE
Um aluno competente no conhecimento de instrumentos musicais será nomeado como vendedor da loja. Depois de cantadas ou recitadas as quadras, as crianças aproximam-se da loja de instrumentos e dizem:
– Venho comprar instrumentos.
– Que instrumento é que quer? – responde o vendedor.
Se a criança diz um instrumento que consta entre os de percussão (maraca, chincalho, sino, clavas, reco-reco, pratos, caixa chinesa, bloco de dois sons), o vendedor diz-lhe que fica encomendado e que será enviado na semana seguinte. Pede a morada ao cliente e faz de conta que a escreve num papel. Se o instrumento não constar entre os instrumentos de percussão, o comprador vai casa sem compras.
Criam-se quadras que falam de instrumentos de corda ou de sopro, e o processo é semelhante.
Dinâmica baseada num jogo apresentado por Mafalda Machado, do 3º ano, da EB1 de Igreja 1, Sandim (Vila Nova de Gaia), intitulado “Comprador de fruta”
Quero ir à outra margem
[ António José Ferreira ]
– Quero ir à outra margem
Visitar minha afilhada.
– A viagem é barata:
Não lhe custa mesmo nada.
– Quero ir à outra banda
Visitar a minha prima.
– A viagem é barata:
Só lhe custa uma rima!
– Quero ir à outra banda
P’ra ver a minha madrinha.
– A viagem é barata:
Só lhe custa uma adivinha.
Quero ir à outra banda
Visitar a minha mãe.
– A viagem é barata.
Basta-lhe que cante bem!
Quero ir à outra banda
Visitar a minha avó.
– A viagem é barata.
Custa-lhe uma nota só!
– Quero ir à outra banda
Visitar o meu avô.
– A viagem é barata:
Faz de conta que és robô!
– Quero ir à outra margem
P’ra ver o meu padrinho.
– A viagem é barata:
Só lhe custa um carinho.
– Quero ir à outra margem
Para ver o meu irmão.
– A viagem é barata:
Só lhe custa uma canção.
– Quero ir à outra margem
Visitar o afilhado.
– A viagem é barata:
Só lhe custa um ditado.
Canção para passar à outra margem, do tipo “Bom Barqueiro”. O passageiro diz os dois primeiros versos de uma quadra à sua escolha e o bilheteiro deixa passar ou não conforme disser bem ou mal. Se disser mal volta para a fila.
Saiba mais AQUI!