Canções de atenção
Canções para testar e promover a atenção e concentração
Toco eu
Toco eu.
Tocas tu.
Toco eu e tu.
Toca tu,
toca tu.
Toca tu e tu e tu!
Variantes para improvisar na tonalidade, melhorar o desempenho rítmico, desenvolver a capacidade de improvisação dos alunos,
fazer jogos de atenção e concentração com toda a turma:
1. Toca tu!
2. Toca toca toca tu!
3. Toco eu e tu!
4. Toco, toco eu, toca, toca tu!
Cada criança tem um instrumento reutilizado de percussão direta, umas clavas de cabo de vassoura (de madeira), um balde de plástico percutido com baqueta feita de pau com borracha (ou tecido na ponta). De acordo com indicações do professor, as crianças percutem com instrumento ou palma, na pulsação, em tu.
O professor pode prever dois ou quatro compassos para algumas crianças. Deve ser claro na execução e na indicação de quem tocará.
Vamos parar e escutar
1. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir o colega a tocar.
2. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir as meninas a tocar.
3. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir os rapazes a tocar.
4. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir toda a turma a tocar.
MUSICATIVIDADE
Cada criança tem um instrumento. A turma canta ou recita com expressividade. Depois, o professor canta e todos escutam; quando para, toca o João, e a criança ou crianças que solicitar, durante 8 compassos binários.
Vamos tocar já
MUSICATIVIDADE
As crianças podem estar sentadas nas cadeiras, ou organizadas à frente de costas voltadas para o quadro, como se estivessem num palco.
O professor diz:
Vamos tocar JÁ!
Ou
Todos tocam JÁ!
Os alunos só tocam no “já” (uma pulsação).
Dirá variantes e os alunos continuam a tocar no JÁ, tempo de perceber a célula rítmica que o professor está a fazer, se é lento ou rápido:
Tocar JÁ!
O professor pode dizer a mesma frase com ritmos diferentes:
Titi titi TÁ! Tá tá tá tá TÁ! Ti Tá ti tá-á TÁ!
Em seguida, o professor substitui as frases por células rítmicas tocadas num instrumento, ou percussão na mesa ou no corpo.
Finalmente, o professor pode acrescentar um elemento à frase:
Vamos tocar já,
nunca deixes p’ra amanhã!
Com géstica adequada, o professor pode dar a entrada/conclusão para as crianças produzirem sons de várias formas, forte ou piano, lento ou rápido, acelerando ou retardando.
Saiba mais AQUI!