Canções de atenção
Canções de atenção
Canções para testar e promover a atenção e concentração
As brincadeiras cantadas que estimulam a atenção na infância são ferramentas pedagógicas indispensáveis, pois o ato de cantar e jogar requer um esforço cognitivo que treina e consolida esta função executiva essencial.
A sua importância reside primeiramente na capacidade de exigir a escuta ativa. Canções que requerem mudanças abruptas de movimento, a identificação de um sinal sonoro específico, ou a mudança de letras forçam a criança a focar-se, inibindo as distrações. Esta concentração seletiva é um precursor vital para o sucesso escolar.
Além disso, a estrutura rítmica e repetitiva da música funciona como um andaime para a atenção sustentada. O envolvimento emocional e lúdico da canção retém o interesse da criança por mais tempo do que a instrução verbal simples, permitindo a prática prolongada da concentração.
Estas brincadeiras também desenvolvem a atenção dividida em jogos que requerem cantar e executar uma ação simultaneamente. Ao treinar o cérebro para processar vários estímulos sensoriais em simultâneo, as dinâmicas otimizam a capacidade da criança de gerir as complexidades de ambientes de aprendizagem com múltiplos estímulos.
Toco eu
Toco eu.
Tocas tu.
Toco eu e tu.
Toca tu,
toca tu.
Toca tu e tu e tu!
Variantes para improvisar na tonalidade, melhorar o desempenho rítmico, desenvolver a capacidade de improvisação dos alunos,
fazer jogos de atenção e concentração com toda a turma:
1. Toca tu!
2. Toca toca toca tu!
3. Toco eu e tu!
4. Toco, toco eu, toca, toca tu!
Cada criança tem um instrumento reutilizado de percussão direta, umas clavas de cabo de vassoura (de madeira), um balde de plástico percutido com baqueta feita de pau com borracha (ou tecido na ponta). De acordo com indicações do professor, as crianças percutem com instrumento ou palma, na pulsação, em tu.
O professor pode prever dois ou quatro compassos para algumas crianças. Deve ser claro na execução e na indicação de quem tocará.
Vamos parar e escutar
1. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir o colega a tocar.
2. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir as meninas a tocar.
3. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir os rapazes a tocar.
4. Vamos parar e escutar.
Vamos ouvir toda a turma a tocar.
MUSICATIVIDADE
Cada criança tem um instrumento. A turma canta ou recita com expressividade. Depois, o professor canta e todos escutam; quando para, toca o João, e a criança ou crianças que solicitar, durante 8 compassos binários.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Vamos tocar já
MUSICATIVIDADE
As crianças podem estar sentadas nas cadeiras, ou organizadas à frente de costas voltadas para o quadro, como se estivessem num palco.
O professor diz:
Vamos tocar JÁ!
Ou
Todos tocam JÁ!
Os alunos só tocam no “já” (uma pulsação).
Dirá variantes e os alunos continuam a tocar no JÁ, tempo de perceber a célula rítmica que o professor está a fazer, se é lento ou rápido:
Tocar JÁ!
O professor pode dizer a mesma frase com ritmos diferentes:
Titi titi TÁ! Tá tá tá tá TÁ! Ti Tá ti tá-á TÁ!
Em seguida, o professor substitui as frases por células rítmicas tocadas num instrumento, ou percussão na mesa ou no corpo.
Finalmente, o professor pode acrescentar um elemento à frase:
Vamos tocar já,
nunca deixes p’ra amanhã!
Com géstica adequada, o professor pode dar a entrada/conclusão para as crianças produzirem sons de várias formas, forte ou piano, lento ou rápido, acelerando ou retardando.
Saiba mais AQUI!












