Canções para o sucesso

Alunos que sabem a resposta, foto Freepik

Canções para sucesso

Canções promotoras de atitudes adequadas em sala de aula e na escola em geral da autoria de António José Ferreira

O sucesso escolar na infância depende de um conjunto de atitudes não cognitivas que são tão cruciais quanto o intelecto:

  • Assiduidade e pontualidade: o hábito de estar presente e de só faltar por razão de força maior.
  • Concentração e atenção: a capacidade de focar numa tarefa.
  • Disciplina e persistência: o hábito de praticar e não desistir perante dificuldades.
  • Autoconfiança e autoestima: a crença na capacidade de aprender.
  • Socialização e cooperação: saber interagir, ouvir e trabalhar em grupo.
  • Memória e raciocínio lógico: habilidades de organização mental para a aprendizagem.

A Música é um poderoso catalisador para estas atitudes.

Concentração e memória:

Aprender uma melodia ou um instrumento exige atenção plena e treino da memória sequencial, transferindo essa habilidade para outras matérias.

Disciplina e persistência:

A prática regular de um instrumento ou a participação em ensaios de um coro ensinam o valor do esforço contínuo e da paciência.

Autoconfiança:

O sucesso ao tocar uma peça ou a atuação em público aumentam a autoestima e a segurança emocional.

Socialização:

Tocar em grupo ou num coro fomenta o respeito mútuo, a escuta ativa e o trabalho colaborativo, atitudes indispensáveis para um ambiente escolar produtivo.

Chegar a horas à Escola

Chegar a horas à Escola,
saber estar e ouvir,
manter a sala arrumada,
ser prestável e sorrir…

Cuidar bem dos instrumentos
p’ra não caírem ao chão
tocá-los com cuidadinho,
sem perder a pulsação.

[ António José Ferreira ]

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.

Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:

António José Ferreira:
962 942 759

Falar sempre é que não

Falar sempre é que não
pois não se aprende a lição.
Levantar o dedo, sim!
É bom p’ra ti, é bom p’ra mim.

Ter a mesa suja não
que é uma grande confusão.
Manter limpa a sala, sim!
É bom p’ra ti, é bom p’ra mim.

Brigar c’os amigos, não,
que até perdes a razão.
Ser prestável, isso sim!
É bom p’ra ti, é bom p’ra mim!

Chamar nomes é que não…
Achas que é educação?
Delicado, isso sim,
é bom p’ra ti, é bom p’ra mim.

Fazer troça é que não,
que o colega é como irmão.
Ajudá-lo, isso sim,
é bom p’ra ti, é bom p’ra mim.

[ António José Ferreira ]

Uso as mãos para tocar

Uso as mãos para tocar,
nunca para magoar.
Uso-as para acenar
nunca para arranhar.

Uso os pés p’ra caminhar,
Nunca para estragar.
Uso-os para ir e vir,
Nunca para agredir.

Uso as pernas para jogar,
Nunca para rasteirar.
Uso a boca p’ra falar,
Nunca para ameaçar.

Alunos que sabem a resposta, foto Freepik

Alunos que sabem a resposta, foto Freepik