Poemas de gentileza

Bianca Ferreira, 2022

Poemas e canções promotores de gentileza

Catrapás

António José Ferreira

Catrapás, catrapás.
– Não à guerra, sim à paz!

Catrapés, catrapés.
– Mostra-me o bom que tu és!

Catrapis, catrapis.
– Sou feliz se és feliz!

Catrapós, catrapós.
– Ama e cuida dos avós!

Catrapus, catrapus.
– Para mim és uma luz.

[ O professor diz ritmicamente um dueto e as crianças descobrem o ritmo escondido (titi tá titi tá, titi titi titi tá). Em seguida o professor, recita um dueto e a turma repete. Finalmente, diz o primeiro verso e as crianças completam a rima. ]

Com as mãos

António José Ferreira

Com as mãos
Se guia e conduz.
Com as mãos
Se amassa o pão.
Com as mãos
Se acende uma luz.
Com as mãos
Se ajuda o irmão.

Com as mãos
Se dá um aperto.
Com as mãos
Se faz poesia.
Com as mãos
se faz um enxerto.
Com as mãos
Se acena e guia.

[ Baseado no poema “As mãos” de Manuel Alegre. As crianças recitam fazendo gestos com as mãos. ]

Fundo do copo

António José Ferreira

Fundo do copo, bate na mesa,
Sempre com jeito, sem confusão.
Fundo do copo, faz com leveza,
Seja na mesa, seja na mão.

[ Com um copo – que pode ser reutilizado, uma tampa de amaciador de roupa – as crianças acompanham com o gesto de agarrar e bater não diretamente na mesa mas sobre um caderno que suavize o impacto. ]

Já o comboio apita

Já o comboio apita
quando chega à cidade.
Vou com os meus colegas
por quem tenho amizade.

Entra no meu comboio
que é o da Cortesia.
Quando é pela manhã,
tu deves dizer “Bom dia!”

Entra no meu comboio,
não ficará lotado.
Faz toda a diferença
dizeres “Muito obrigado!”

Entra no meu comboio
que tem animação.
Se magoaste o amigo,
não custa pedir perdão.

Lojas

António José Ferreira

– Fazes-me um favor?
Vai à peixaria.
– E eu comprei sardinhas
como a mãe queria.

– Fazes-me um favor?
Vai à frutaria.
– E eu comprei laranjas
como a mãe queria.

– Fazes-me um favor?
Vai à padaria.
– E eu comprei regueifa
como a mãe queria.

Fazes-me um favor?
Vai à confeitaria.
– E eu comprei bolinhos
como a mãe queria.

– Fazes-me um favor?
Vai à pizzaria.
– E eu comprei a pizza
como a mãe queria.

– Fazes-me um favor?
Vai à charcutaria.
– E eu comprei fiambre
como a mãe queria.

– Fazes-me um favor?
Vai à retrosaria.
– E eu comprei as linhas
como a mãe queria.

[ Esta brincadeira cantada é indicada para as crianças apropriarem conhecimentos sobre o comércio no âmbito de Estudo do Meio. Pode dramatizar-se com várias crianças a fazerem de comerciantes e outras de clientes. ]

O professor manda

António José Ferreira

Fica atento, muito atento,
Ao que o professor te diz.
Se fizeres o que pede
Também tu és mais feliz!

Pede o professor Moisés
Que tu contes até dez.

Instrumental + toque de alerta à escuta

Pede o professor José
Que vás praticar ballet.

Instrumental + toque de alerta à escuta

Manda o professor Martim
Que tu andes à pinguim!

Instrumental + toque de alerta à escuta

Manda o professor Zé Mário:
Diz lá o abecedário!

Instrumental + toque de alerta à escuta

Manda a professora Ester
Que te ponhas a correr!

Instrumental + toque de alerta à escuta

Manda-te o professor Beto
Que digas o alfabeto!

Instrumental + toque de alerta à escuta

O professor diz forte e expressivamente as rimas e durante 4 ou 4 pulsações improvisa em tambor, tempo durante o qual as crianças cumprem a ordem dada. Para parar a ação e alertar para nova ordem, percute um padrão rápido e curto, como “tríolotá”, podendo mesmo trizer em vez de percutir.

Mãos

António José Ferreira

Uso as mãos para tocar,
nunca para magoar.

Uso as mãos para acenar
nunca para arranhar.

Uso os pés p’ra caminhar,
Nunca p’ra pontapear.

Uso os pés p’ra ir e vir,
Nunca para agredir.

Uso as pernas para jogar,
Nunca para rasteirar.

Uso a boca p’ra falar,
Nunca para ameaçar.

[ As crianças acompanham marcando a pulsação com pés alternados, lado a lado, com a mão direita a agarrar o pulso esquerdo, de braços cruzados, de braço dado ou abraçando, à maneira do cante alentejano. ]

Mulher

António José Ferreira

Hoje é dia da grande mulher
que ensina, que escreve ou canta,
e que esteja ela onde estiver
nos apoia, acarinha e levanta.

Hoje é dia da mãe e da mana,
da madrinha, da avó e da tia,
da Matilde, da Bruna e da Ana,
da Filipa, da Inês, da Sofia.

Hoje é dia da minha professora,
da doutora e da cabeleireira,
da flautista e da compositora,
da autarca e da cozinheira. (…)

[ Poema para o Dia da Mulher, a 8 de março ]

Músculos e delicadeza

António José Ferreira

Músculos! Músculos!
Se eu não os tivesse,
Nem sequer eu te sorria.

Músculos! Músculos!
Se eu não os tivesse,
Nem sequer saudaria.

Músculos! Músculos!
Se eu não os tivesse,
Nem sequer acenaria.

Músculos! Músculos!
Se eu não os tivesse,
Que abraços eu daria?

Músculos! Músculos!
Se eu não os tivesse,
Como é que te ajudaria?

Músculos! Músculos!
Se eu não os tivesse,
Gargalhadas não daria!

Em “Músculos! Músculos!”, as crianças realçam o bíceps braquial, esquerdo e direito, fazendo depois os gestos ajustados ao texto.

Jogo de mãos em pares (tá tá tá shiu)
1. mãos no peito em x;
2. costas com costas da mão do par;
3. palmas com as palmas do par.

No teu lugar

António José Ferreira

Imagino o que sentes,
ponho-me no teu lugar
p’ra saber o melhor modo
de te poder ajudar.

Imagino como estás
Mesmo que tu não mo digas
E escolho entre as palavras
As que são tuas amigas.

‘Stavas presa no teu corpo,
libertou-te o teu sorriso.
Com a tua mão na minha
aprendi o que é preciso.

Nomes coletivos

António José Ferreira

Se eu fosse um músico,
queria-te na minha orquestra.

Se eu fosse um cantor,
queria-te no meu coro.

Se eu fosse um sino,
queria-te no meu carrilhão.

Se eu fosse uma tecla,
queria-te no meu teclado.

Se eu fosse um disco,
queria-te na minha discoteca.

Se eu fosse uma corda
Queria-te no meu encordoamento.

Se eu fosse um soldado,
queria-te no meu batalhão.

Se eu fosse pescador,
Queria-te na minha companha.

Se eu fosse um navio,
queria-te na minha armada.

Se eu fosse um avião,
queria-te na minha esquadrilha.

Se eu fosse um ator,
queria-te no meu elenco.

Se eu fosse um poeta,
queria-te na minha plêiade.

Se eu fosse uma ilha,
queria-te no meu arquipélago.

Se eu fosse uma serra,
queria-te na minha cordilheira.

[ Depois de praticar com as crianças, o professor diz o primeiro verso e aponta uma criança que dirá o nome comum coletivo correspondente. A atividade é especialmente indicada para o 3º ano de escolaridade. Depois, podem as crianças que o desejarem levantar o dedo e dizer um dueto. ]

Os valores importantes

António José Ferreira

Os valores importantes
são a ajuda ao amigo,
escutar com atenção
quem está a falar comigo.

Os valores importantes
não são roupa nem dinheiro,
mas cumprir bem as tarefas,
ser honesto e verdadeiro.

Os valores importantes
são respeitar os seus pais
e tratar bem os amigos,
incluindo os animais.

[ Quatro crianças, ou quatro grupos de crianças, dizem cada uma sua quadra, com percussão com dedos da mão direita na palma esquerda, mão direita no peito, mão esquerda no peito, mão direita na perna direita, mão esquerda na perna esquerda, com o ritmo titi tá tá tá. ]

Passo-te a letra

António José Ferreira

Passo-te a letra A
P’ra poderes escrever Ana.
Passo-te a letra E
P’ra poderes escrever Eva.
Passo-te a letra I
P’ra poderes escrever Igor.
Passo-te a letra A
P’ra poderes escrever Olga.
Passo-te a letra A
P’ra poderes escrever Ursula.

[ Sentadas à mesa no seu lugar, as crianças têm um copo que passam de uma mão para a outra, batendo suavemente da mesa (agarra e bate). Para o Dia Mundial da Gentileza, a 13 de novembro, e todos os dias do ano. ]

Rimar não custa

António José Ferreira

Não custa nada
fazer uma rima:
joga com a prima.

Não custa nada
rimar com geleia.
É uma boa ideia.

Não custa nada
rimar com cantiga:
canta se és amiga.

Não custa nada
rimar com cadela:
é brincar com ela.

Não custa nada
rimar com o cão:
é dar-lhe ração.

Não custa nada
rimar com o gato:
é encher-lhe o prato.

Não custa nada
rimar com cavalo:
é saber montá-lo.

Não custa nada
rimar com o burro:
basta ser casmurro.

Não custa nada
rimar com o galo:
basta depená-lo.
Não custa nada
rimar com galinha:
é fazer canjinha.

[ Para o Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, e outros dias ao longo do ano ]

São Valentim

São Valentim, São Valentim,
São Valentim, tim tim tim tim.

Neste dia tão bonito
quero dar-te um presente
p’ra saberes quanto gosto
e ficares mais contente.

[ Poema/canção criado com sugestões de texto de melodia da Escola EB1 da Gestosa, Vila Nova de Gaia. ]

Singular

António José Ferreira

Singular é apenas um,
é ser tão especial
como o Dia da Criança,
a Páscoa, o Carnaval.

Singular é ser o amigo,
dizer palavra certa,
o beijo de boa noite,
o rádio que te desperta.

Singular é coisa rara,
singular é ser um só
como o sorriso da mãe
ou o bolo da avó.

Singular é não ter “s”
colado ao nosso artigo,
ser colega de escola,
ser a amiga, ser o amigo.

Um presente é singular,
mais do que um já é plural:
prendas, bolas e brinquedos,
e enfeites de Natal.

Um disfarce é singular,
singular é o Carnaval;
mascarados e caretos,
serpentinas é plural.

Para as crianças apropriarem as noções de singular, e gostarem da poesia e da língua portuguesa
Jogo de mãos em pares (tá tá tá tá)
1. mãos no peito em x;
2. mãos no peito em x;
3. costas com costas da mão do par;
4. palmas com as palmas do par.

Bianca Ferreira, 2022

Bianca Ferreira, 2022

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