Canções dos sentidos
Canções sobre os sentidos
A sentir
[ António José Ferreira ]
A sentir,
a cheirar,
que tens bom olfato
vais mostrar.
A tocar,
a apalpar,
que és bom no tacto
vais mostrar.
A comer,
a mascar,
mostra que lá que tens
bom paladar.
A olhar,
a piscar,
mostra a visão
para o teu par.
A ouvir, a escutar,
Que és bom de ouvido
vais mostrar.
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz uma frase e todos repetem.
2. As crianças fazem gestos relacionados com o sentido respetivo enquanto o professor marca o ritmo (titi tá titi tá tiritiri titi titi tá, ou equivalente).
Na escola dizia
[ António José Ferreira ]
Na escola dizia
um dia
o Edgar:
o sentido da visão
está no meu olhar.
Na escola dizia
um dia
a Beatriz:
o sentido do olfato
está no meu nariz.
Na escola dizia
um dia
o João:
o sentido do tato
está na minha mão.
Na escola dizia
um dia
o Rodrigo:
o sentido da audição
está no meu ouvido.
Na escola dizia
um dia
a Gracinda:
o sentido do paladar
está na minha língua.
Sinto com a minha pele
Sinto com a minha pele,
se me fazes um miminho.
Há quem diga que é o tato,
mas eu sei que é carinho.
Sinto com a minha língua
se um chupa me quer’s dar:
faz bem à nossa amizade
e é doce ao paladar.
Sinto com o meu nariz
quando sou o cozinheiro.
Há quem diga que é olfato
e quem diga apenas cheiro.
Sinto com os meus ouvidos
quando é linda a canção:
inda antes de eu nascer
já tivera uma audição.
Sinto também com olhos
que até chegam a brilhar.
Há quem diga que é visão,
mas eu sei que é gostar.
Tenho olhos
[ António José Ferreira ]
Tenho olhos pequeninos,
mas sou muito bom a ver;
tenho boca pequenina
mas sou ótimo a comer.
Tenho dedos pequeninos,
mas sou bom a escrever;
tenho pernas pequeninas
mas sou rápido a correr.
Tenho nariz pequenino
mas sou ótimo a cheirar;
tenho dedos pequeninos
mas sou ótimo a pintar.
Tenho braços pequeninos
mas sou ótimo a abraçar;
tenho dois pés pequeninos
mas sou bom a caminhar.
Tenho lábios pequeninos
mas sou muito bom a rir;
tenho pernas pequeninas
mas sou rápido a fugir.
Tenho língua pequenina
mas sou ótimo a falar;
tenho duas mãos pequenas
mas sou ótimo a tocar.
Depois de apresentado o texto, o professor diz o primeiro verso de cada dueto e a turma, ou uma criança só, responde com o segundo. Poderão dizer uma ação diferentes da que o professor propôs, desde que faça sentido.