Canções de alimentação
Canções e jogos sobre alimentos, alimentação e tradições, da autoria de António José Ferreira
A aveleira deu um fruto
A aveleira deu um fruto Que eu apanhei do chão. ‘Stá na esquerda ou na direita? Adivinha qual a mão![ António José Ferreira ] MUSICATIVIDADES 1. Esta dinâmica é especialmente indicada para o mês de dezembro, mas pode ser realizada em qualquer mês. 2. O professor diz um verso e as crianças repetem. 3. Diz dois versos e a turma repete. 4. Diz a quadra e as crianças repetem. 5. As crianças organizam-se em pares. 6. Uma criança tem uma avelã, e coloca as mãos atrás das costas. Depois do 4º verso, a criança que tem a avelã numa das mãos apresenta as mãos ao par. Se este descobrir, passa a ter ele a avelã; caso contrário, a avelã continua com o mesmo jogador. 7. Em vez da dinâmica anterior, pode-se fazer-se a passagem da avelã. As crianças organizam-se em círculo, com a palma esquerda para cima e uma avelã. Cada criança, agarra a sua avelã com a mão direita e passa ao colega da sua direita. Ao invés, pode-se ter a avelã na direita e passar com a esquerda ao colega da esquerda.
A Vera comera
A Vera comera uma tarte de pera. A Inês já fez um pudim francês. Romeu já comeu toucinho do céu. A Bia comia do bolo da tia. A Sara provara da carne mais cara.A São come pão com moderação.[ António José Ferreira ] MUSICATIVIDADES 1. O professor diz uma frase e as crianças repetem. 2. Diz duas frases e as crianças repetem. 3. As crianças estão sentadas no chão em roda, se as condições o permitirem, ou à volta de uma mesa. 4. Cada criança tem à sua frente uma taça de musse reutilizada. Com a pulsação, agarram e passam ao colega da direita. 5. Dizem duas ou quatro das frases acima enquanto passam pela direita (ou pela esquerda, se assim for decidido).
Bebe muita água
Bebe muita água, come hortaliça, mas não exageres a comer chouriça. Come laticínios, cereais e fruta. Ter moderação é a melhor conduta. Carne, peixe, ovos, óleos e gordura… Abusar de doces é uma tortura. Comida saudável é muito importante. Deixa a gulodice e o refrigerante. [ António José Ferreira ]Cuido da alimentação
Cuido da alimentação. Doces, com moderação. Aos salgados digo não: Fazem mal ao coração. Como sopa de feijão, De espinafre e agrião. Como coco e mão, Melancia e melão. [ António José Ferreira ] MUSICATIVIDADES 1. As crianças observam a figuração seguinte e tentam fazer o ritmo representado (titi titi titi tá): 2. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem. 3. Diz uma quadra toda e a turma repete. 4. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor. 5. Acompanham com uma sequência de sete sons corporais: mão direita na mesa, esquerda na mesa; direita no peito, esquerda no peito; direita na perna direita, esquerda na perna esquerda; pé no chão.De abóbora faz sopa
De abóbora faz sopa, De espinafre sopa faz. Come sopa, tu bem sabes, mais saudável ficarás!Se a galinha for caseira, Boa canja tu farás. Pede ajuda à avó E a fazer aprenderás. [ António José Ferreira ] MUSICATIVIDADES 1. O professor diz um verso e as crianças repetem, depois procede do mesmo modo com dois versos, com uma e as duas quadras. 2. A turma diz as duas quadras seguidas. 3. Cada criança diz a primeira quadra sozinha, acompanhando o texto com gestos. 4. Se alguma criança não conseguir, nomeia um colega para ajudar. 5. As crianças sugerem uma forma de percussão corporal acessível. 6. O grupo acompanha a quadra com ostinato rítmico corporal escolhido de entre as propostas das crianças. 7. As crianças organizam-se em círculo e passam uma abóbora miniatura ou de pelúcia.
Do alto do pinheiro manso
Do alto pinheiro manso Uma pinha cai ao chão. Escondida entre o mato, Quem encontra o pinhão?[ António José Ferreira ] MUSICATIVIDADES 1. Esta dinâmica é especialmente indicada para o mês de dezembro, mas pode ser realizada em qualquer mês. 2. O professor diz um verso e as crianças repetem. 3. Diz dois versos e a turma repete. 4. Diz a quadra e as crianças repetem. 5. As crianças organizam-se em pares. 6. Uma criança tem um pinhão, e coloca as mãos atrás das costas. Depois do 4º verso, a criança que tem o pinhão numa das mãos apresenta as mãos ao par. Se este descobrir, passa a ter ele o pinhão; caso contrário, o pinhão continua com o mesmo jogador. 7. Em vez da dinâmica anterior, pode-se fazer-se a passagem do pinhão. As crianças organizam-se em círculo, com a palma esquerda para cima e um pinhão. Cada criança, agarra o seu pinhão com a mão direita e passa ao colega da sua direita. Ao invés, pode-se ter o pinhão na direita e passar com a esquerda ao colega da esquerda.
Empurrou-a o vento
Empurrou-a o vento forte E a noz caiu ao chão. Está na berma na estrada: Quem irá deitar-lhe a mão?Ela evita a diabetes E faz bem ao coração. Não te esqueças de incluí-la Na tua alimentação. [ António José Ferreira ] MUSICATIVIDADES 1. Esta dinâmica é especialmente indicada para o outono. 2. As crianças estão em círculo, ou à volta de uma mesa, ou sentadas no chão se o conforto do espaço o permitir. 3. O professor diz um verso e todos repetem; procede-se do mesmo modo com dois e quatro versos. 4. Na palma esquerda, aberta, voltada para cima, cada criança tem uma noz. 5. De forma mecânica, sem perder a pulsação, a mão direita agarra a noz e coloca-a na mão do colega da direita (ou com a mão esquerda na palma do colega da esquerda). 6. Quando souberem de cor, todos dizem a quadra com passagem da noz.
Era uma vez um bolo rei
Era uma vez um bolo rei: Aqui está tudo o que eu sei.Era uma vez uma rabanada: Sei que lhe dava uma dentada.Era uma vez um pão de ló: Tudo o que eu sei é isto só. Era uma vez uma tigelada: Sei que a comeram e deixaram nada. Era uma vez um pastel de Belém: Tudo o que eu sei é que sabia bem. Era uma vez uma arrufada: Sei que ela era muito apreciada. Era uma vez um guardanapo: Sei que gostava de o ter no papo. Era uma vez uma queijada: Sei que em Évora era adorada. [ António José Ferreira ]
Faço sopa
Faço sopa, como sopa Sopa boa de agrião Com batata bem ralada E um pouco de feijão.Não abuso de doçuras E salgados também não. Como peixe, carne e fruta, Cuido da alimentação.Bebo sumo, bebo água, Mas refrigerantes não. Faço muito exercício, Fortaleço o coração. MUSATIVIDADE O professor professor entrega a cada criança uma tampa circular reutilizada, de balde de azeitonas (ou outro). As crianças vão dar-lhe uso criativo adequado de acordo com o tema. Neste caso, a tampa circular pode representar a panela e o prato. As crianças, no momento próprio fazem de conta que mexem a panela, comem do prato ou lançam um disco. [ António José Ferreira ]
Fui ao saco das amêndoas
– Fui ao saco das amêndoas Que a minha avó me deu. Eu tirei uma dezena, minha mãe apareceu!Tirei uma, tirei duas… tirei dez. – Que gulosa (o) que tu és, filha(o)!!! MUSICATIVIDADES 1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem. 2. Diz uma quadra toda e a turma repete. 3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar. 4. Dizem passando uma saqueta. Quando esta para, na mão de uma criança, as outras dizem: – Que guloso que tu és! (ou “Que gulosa”, conforme o caso!)
Para seres mais saudável
Para seres mais saudável, Cuida da alimentação. Come carne, arroz e peixe, sem esquecer a sopa com feijão. Come fruta e legumes, dança e canta uma canção. O desporto com os amigos faz muito bem ao teu coração. Bebe água, bebe sumo, mas refrigerantes não. Faz corridas, dá caminhadas, não fiques só a ver televisãoTrouxas de ovos
Trouxas de ovos para os novos e filhós para os avós. Azevias para as tias e formigos p’ra os amigos. Bolo rei p’ra quem eu sei, ‘special por ser Natal. [ António José Ferreira ] Em casa, mesmo sem instrumentos convencionais, é possível fazer jogos pedagógicos e experiências recorrendo a objetos que não são normalmente associados à música. Este jogo rítmico de representação e leitura de sons desenvolve conteúdos de Música, Matemática e Português. Esta atividade tem potencial de inclusão, podendo desenvolver competências em crianças com NEE sem deixar de ser interessante para as outras. EM CASAInstruções
Nível 1, sem professor 1. Com a assistência de um adulto (pai, mãe, avô, avó, irmão mais velho), a criança colocará sobre a mesa 4 taças, lado a lado: 2+2, tendo o cuidado de separar visualmente os grupos de taças. Dentro de cada taça, a criança coloca um feijão. 2. A criança vai imaginar que cada taça representa uma pulsação, ou tempo. Representa as pulsações com palmas dizendo: “Sim, não, sim, não!”. 3. A criança põe dois feijões em cada taça. Divide-se a pulsação, pelo que cada feijão vai representar sons mais curtos (metade do tempo ou pulsação). Diz “Come carne, come peixe!” e marca o ritmo com palmas. 4. Deixa só um feijão na quarta taça. Conta 1,2; 3,4; 5,6; 7. Depois, diz: Cuida da alimentação, come sopa com feijão!” Nível 2, com professor Na escola, no 1º Ciclo do Ensino Básico, o professor aplica as noções de compasso, compasso binário, compasso simples, pulsação, pausa, tempo forte, tempo fraco, melodia, ritmo, padrão, ostinato, altura, nota, andamento, intensidade.Concebidos para a família com os seus recursos, “Jogos musicais em casa” podem ser realizados também na escola por técnicos e professores de “Música Adaptada” e “Oficina dos Sons Adaptada”.António José Ferreira