Tempo a brincar

Caracóis, Aldeia de Santo André, Santiago do Cacém, Junho de 2025

Tempo a brincar

Brincadeiras cantadas de temática temporal para crianças da autoria de António José Ferreira

Tempo, matemática, português e música podem andar de mãos dadas para, de forma lúdica, desenvolver a noção de tempo no 1º Ciclo.

As lengalengas podem ser acompanhadas por jogos rítmicos e criativos de mãos em pares: palmas, palmas com palmas do par, punhos, punhos com punhos do par, mãos juntas deslizando nas mãos juntas do par, mãos com os dedos entrelaçados nas mãos do par.

Articuladas entre si, Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são sítios cada vez mais próximos dos municípios e agrupamentos de escolas, dando contributos originais nas áreas de educação para a cidadania, educação ambiental, animação dos recreios e literacia ligada à música.

Horas

Quando dá a uma,
corres como um puma.

Quando dão as duas,
andas pelas ruas.

Quando dão as três,
comes à chinês.

Quando dão as quatro,
vais fazer teatro.

Quando dão as cinco,
vais comprar um brinco.

Quando dão as seis,
tocas para os reis.

Quando dão as sete,
comes esparguete.

Quando dão as oito,
comes um biscoito.

Quando dão as nove,
tu vais ver se chove.

Quando dão as dez,
vais lavar os pés.

Quando dão as onze,
tu apanhas bronze.

Quando dão as doze,
podes fazer pose.

Meses do ano

No mês de janeiro
quero ir a Vizela
e comer gelado
de canela.

No mês de fevereiro
quero ir a Sendim
e comer gelado
de amendoim.

No mês de março
quero ir ao Minho
e comer gelado
de rosmaninho.

No mês de abril
quero ir a Ançã
e comer gelado
de hortelã.

No mês de maio,
quero ir à ilha
e comer gelado
de baunilha.

No mês de junho
quero ir à praia
e comer gelado
de papaia.

No mês de julho
quero ir a Angeja
e comer gelado
de cereja.

No mês de agosto
quero ir a ria
e comer um gelado
de melancia.

No mês de setembro
quero ir ao Dão
e comer gelado
de limão.

No mês de outubro
quero ir a Monsaraz
e comer gelado
de ananás.

No mês de novembro
quero ir a Loulé
e comer um gelado
de café.

No mês de dezembro
quero ir à Lousã
e comer gelado
de avelã.

Meses

O mês de Janeiro é 1;
como o primeiro não há nenhum.

O mês de fevereiro é 2;
tremem de frio vacas e bois.

O mês de março é 3;
lá vem a Páscoa outra vez.

O mês de abril é 4;
usa galocha, bota ou sapato.

O mês de maio é 5;
cresce a ovelha e cresce o pinto.

O mês de junho é 6;
ao fazer praia, não leves anéis.

O mês de julho é 7;
sê moderado com o esparguete.

O mês de agosto é 8;
nunca abuses do biscoito.

O mês de setembro é 9;
dias de praia, nos outros chove.

O mês de outubro é 10;
cuida de não molhar os pés.

O mês de novembro é 11;
foi-se o sol que me deu o bronze.

O mês de dezembro é 12;
couve da horta ao lume se coze.

Caracóis, Aldeia de Santo André, Santiago do Cacém, Junho de 2025

Caracóis, Aldeia de Santo André, Santiago do Cacém, Junho de 2025

Dias da semana

No domingo
vou a Seia
comer um gelado
de aveia.

Na segunda
vou a Viseu
comer um gelado
de Oreo.

Na terça
vou a Mação
comer um gelado
de de limão.

Na quarta
vou a Almoçageme
comer um gelado.
de leite creme.

Na quinta
vou a Penela
comer um gelado
de Nutella.

Na sexta
vou a Camarate
comer um gelado
de chocolate.

No sábado
vou a Condeixa
comer um gelado
de ameixa.

No domingo
vou à Malcata
comer um gelado
com sabor a nata.

Actividades sobre o tempo

(Isabel Cláudia Nogueira)

1º ano
  • Estabelecer relações entre factos e acções que levem à distinção de noções temporais:
    – antes/entre/depois;
    – ontem/hoje/amanhã;
    – muito tempo/pouco tempo;
    – ao mesmo tempo.
  • Relacionar dia/semana.
  • Reconhecer o carácter cíclico de alguns fenómenos e actividades (noite/dia, refeições, dias da semana…)
2º ano
  • Reconhecer a necessidade de escolha de uma unidade para efectuar medições.
  • Construir instrumentos de medida.
  • Efectuar medições com esses instrumentos e registá-las.
  • Construir sistemas provisórios de medida e dentro de cada sistema relacionar as diferentes unidades.
  • Estabelecer relações entre factos e acções que envolvam noções temporais.
  • Relacionar hora/dia/semana/mês/ano.
  • Reconhecer o carácter cíclico de alguns fenómenos e actividades:
    – entrada/saída da escola;
    – aulas/férias;
    – estações do ano, etc.
  • Registar a duração de algumas actividades.
  • Assinalar no calendário datas e acontecimentos.

3º ano

  • Relacionar a hora, o minuto e o segundo.
  • Utilizar instrumentos da vida corrente relacionados com o tempo.
  • Ler e escrever as horas.
  • Reconhecer o carácter cíclico de alguns fenómenos (fases da lua).
  • Registar e comparar a duração de algumas actividades (tempo gasto a percorrer determinada distância…)
4º ano
  • Utilizar instrumentos da vida corrente relacionados com o tempo: relógios, calendários, horários.

Fonte: Isabel Cláudia Nogueira, Como vai o tempo no 1º Ciclo, Reposotório ESEPF

Sugestão amiga

Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são projetos irmãos com inúmeros recursos pedagógicos. Na Lenga encontra lengalengas, estórias, poemas, adivinhas, provérbios, trava-línguas, piadas, onomatopeias, jogos, canções, dinâmicas, instrumentos úteis a profissionais que trabalham com crianças da Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Crianças com NEE.

Depois de entrar na Lenga, no computador, no lado direito ao cimo, clique nos três pontinhos. Pode guardar a Lenga como se fosse uma aplicação no seu computador; criar um atalho; copiar a ligação e partilhar o sítio com amigos.

Lenga

Lenga, guardar e partilhar