Canções de balão
Canções de balão
Canções que fomentam a coordenação e trabalho em equipa da autoria de António José Ferreira
As brincadeiras cantadas e cooperativas com balão são ótimas ferramentas pedagógicas na infância, promovendo o desenvolvimento global. O balão, pela sua leveza e imprevisibilidade, desafia a coordenação motora ampla e a perceção espacial, exigindo que as crianças se movimentem, pontapeiem, cabeceiem, saltem e ajustem o corpo com rapidez.
A vertente cooperativa é crucial: jogos de não deixar o balão cair (usando o sopro, as mãos ou em duplas) eliminam a competição e ensinam a colaboração e a interdependência. As crianças aprendem que o sucesso depende do esforço conjunto, desenvolvendo a empatia, o respeito pelo ritmo do outro e a comunicação para definirem estratégias em equipa.
Com canto, a brincadeira estimula a sensibilidade auditiva e o desenvolvimento cognitivo. As cantigas dão um suporte estruturado e afetivo à atividade, tornando a aprendizagem de regras e a socialização mais divertida e memorável, essenciais para construir relações interpessoais saudáveis.
Eu soprei no meu balão
Eu soprei no meu balão
E ele ficou cheio de ar.
Toca leve com a mão
Para ao chão não ir parar.
[ António José Ferreira ]
MUSATIVIDADE
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz uma quadra toda e a turma repete.
3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
O professor nomeia três chefes, que vão escolher a sua equipa. Depois de formados os grupos, os elementos de cada equipa devem colocar-se à distância conveniente.
Cada criança deve manter-se em silêncio e os pés colados ao chão. Recitada ou cantada a quadra, por todos, o chefe da equipa lança o balão com leveza e a equipa deve trabalhar de forma adequada para não cair ao chão (podendo usar de cada vez uma só mão). Enquanto isso, o professor improvisa um número certo de compassos.
Os grupos vencedores de acordo com as regras ganham 1 ponto. Começa-se nova jogada.
No ar anda um balão
No ar anda um balão
A teimar em ir para o chão.
Se alguém o deixar ir
Deste jogo vai sair.
[ António José Ferreira ]
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz uma quadra toda e a turma repete.
3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
4. O professor nomeia três chefes, que vão escolher a sua equipa.
5. Depois de formados os grupos, cada equipa deve colocar-se à distância conveniente. Cada criança deve manter-se em silêncio e os pés colados ao chão.
6. Recitada ou cantada a quadra, por todos, o chefe da equipa lança o balão com leveza e a equipa deve trabalhar de forma adequada para não cair ao chão (podendo usar de cada vez uma só mão).
7. Enquanto isso, o professor improvisa um número certo de compassos. Os grupos vencedores de acordo com as regras ganham 1 ponto. Começa-se nova jogada.
Tenho um balão
Tenho um balão.
Deu-mo o meu irmão.
Jogo com a mão,
não deixo cair ao chão.
Tenho um balão
Com a forma de um pão.
Estou com atenção,
não quero perdê-lo, não!
[ António José Ferreira ]
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759











