Sons de pessoas
SONS DE PESSOAS
Aaatxim!
espirro
Aaaaiiii
dor
Ah ah ah!
gargalhada
Ã-hã
assentimento
Ahn!
soluço, tristeza
Ahn?
estranheza
Ai!
dor
Bah!
desagrado
Blablabla
conversa fiada
Brr!
sensação de frio
Buá!
choro
Burp!
arroto
Chiu!
pedido de silêncio
Chop! tchap! tchape! tchope!
chapinhar, chafurdar na lama
Clap clap!
palmas
Coff coff
tosse
Croc!
mastigar torradas
Ding dong
tocar à campainha
Fiu fiu
assobio
Grrr!
raiva
Glub! glub!
pessoa bebendo água
He! he! he! eh!
risinho de satisfação
Hic hic!
soluços
Ih! ih! ih! ih!,
risinho
Nham nham
delicioso
Nhem-hem-hem
resmungos
Nhoc nhoc
mastigando
Oh oh oh!
riso
Pá!
caiu
Pffft
cuspir
Puf!
cansaço
Ronc! Ronc!
ronco
Shhhhh!
pedido para fazer silêncio
Splash
pessoa caindo na água
Swish!
pistola de água
Tchantchantchantchan!
surpresa
Tchuf!
Esguicho de água
Telim!
brinde com dois copos
To-bom, to-bom
coração (normal)
Toc toc
bater à porta
Toing!
paulada na cabeça
Tró-ló-ló
conversa fiada
Tsk tss tss
risadinha entre os dentes
Tuc tuc tuc tuc
coração apressado, assustado
Uf!
cansaço
Ufa!
alívio
Ui!
grito de alguém que é picado
Ui ui!
Diz-se a uma pessoa bonita quando passa
Ups!
algo está errado
Uuu!
vaia
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Clica AQUI para aceder à Loja!
Na banda desenhada, as onomatopeias têm um lugar destacado e, aliadas às imagens, provocam nos leitores sensações e sentimentos muito diversos.
Também na poesia e na prosa as onomatopeias aparecem regularmente.
SUGESTÕES PEDAGÓGICAS
- O professor propõe um gesto, o indicador em frente dos lábios, por exemplo, e a turma toda faz o som respetivo.
- Depois acrescenta o gesto de bater à porta, e a turma responderá com a onomatopeia.
- Em seguida, o punho a bater apressadamente junto ao coração.
- Depois, o gesto de quando se tosse, e todos reagem.
- Após algumas experiências com quatro destas ou outras onomatopeias, o professor cria uma pequena peça musical com diferentes grupos.
- Quando a turma estiver segura, pode fazer um cânone a duas vozes.