Canções de castanhas

Brincadeira cantada sobre a castanha, EB1 de Arnelas, Gaia

Canções sobre castanhas para o outono e a festa de São Martinho

A castanha está assada

A castanha está assada,
A castanha já se assou.
Corajoso foi aquele
Que do forno a tirou.

A castanha está assada,
sai do forno a queimar.
Quem será o mais gentil?
Quem é que a vai descascar?

[ António José Ferreira ]

MUSICATIVIDADES
1. Esta dinâmica é indicada para o outono, especialmente pelo São Martinho (11 de novembro).
2. O professor diz um verso e as crianças repetem.
3. Diz dois versos e a turma repete.
4. Diz a quadra e as crianças repetem.
5. As crianças organizam-se em círculo, com a palma esquerda para cima e uma castanha.
6. Cada criança, agarra a sua castanha com a mão direita e passa ao colega da sua direita.
7. Ao invés, pode-se ter a castanha na direita e passar com a esquerda ao colega da esquerda.

A castanha está tão quente

A castanha está tão quente
que eu tenho de a largar.
Para quem é a castanha,
quem com ela vai ficar?

[ António José Ferreira ]

Enquanto cantam em roda, as crianças passam a castanha de mão em mão. Com palma esquerda para cima, a direita agarra e coloca na esquerda do colega da direita, ou vice-versa. No 3º ou 4º versos, um elemento no exterior da roda percute forte um padrão rítmico combinado previamente.  Quem tiver a castanha ganha uma castanha virtual.

Asso uma, asso duas

Asso uma, asso duas,
três castanhas vou assar.
Guardo uma, guardo duas
para quem vou nomear.

[ António José Ferreira ]

1. Depois de aprenderem a quadra, as crianças dispõem-se numa roda. Se o professor o decidir, podem cantar com duas notas, ou uma só. Cada criança tem a palma da mão esquerda para cima. Há uma castanha que passará de mão em mão. Cada criança agarra a castanha colocada na sua mão esquerda e passa ao colega da direita, mecanicamente, sem perder a pulsação.
2. No fim do jogo, o professor verifica quem é mais e menos popular na turma, dispondo assim de elementos que lhe podem ser valiosos para gerir as atitudes e estratégias no grupo.
3. Quando o grupo recitar mantendo a pulsação, o professor acrescenta a marcação da pulsação com pés alternados.

Bebo um copo

Bebo um copo,
Bebo outro.
‘Stá calor,
Sabe-me a pouco.

Bebo sumo
a São Martinho
que não posso
beber vinho.

[ António José Ferreira ]

1. As crianças estão sentadas à mesa, cada uma com o seu copo de plástico reutilizado.
2. Primeiro, aprendem a passar mecanicamente, sem perder a pulsação, agarrando e passando no sentido dos ponteiros do relógio ou em sentido inverso.
3. Para ajudar, o professor diz:
Agarra e passa, ou gar pá.
4. Quando as crianças já conseguirem dizer (ou cantar) o texto e passar corretamente o copo, juntam as duas atividades.
5. Uma criança competente pode acompanhar com tambor.

Caem castanhas

Caem castanhas,
dezenas e centenas.
Há castanhas grandes,
há médias, há pequenas.

Cai um ouriço
e solta-se a castanha.
É o menino colega
aquele que a apanha.

[ António José Ferreira ]

Depois de as crianças aprenderem as quadras, as crianças colocam-se em círculo. Cada uma coloca a mão esquerda com a palma para cima, pronta a receber uma castanha. Quando o grupo acaba de recitar ou cantilar, a castanha começa a rodar. A mão direita apanha a castanha que foi colocada na sua mão esquerda e coloca na mão esquerda do colega da direita, sem perder a pulsação. Quando as quadras terminam, a criança que tem a castanha na mão, nomeia um colega. Será esse a começar a declamação, pedindo ajuda se necessário.

Chega o outono

Chega o outono,
a castanha é rainha.
Uma será tua,
a outra será minha.

Caem castanhas
do castanheiro antigo.
Quero partilhá-las
com o melhor amigo.

[ António José Ferreira ]

MUSATIVIDADE

  • As crianças aprendem as duas quadras, de memória.
  • Organizam-se numa roda, em pé.
  • Declamam marcando a pulsação com pés alternados.
  • Têm a palma esquerda para cima, com uma castanha.
  • A mão direita agarra a castanha e passa colocando-a na palma esquerda do colega que está à direita.
  • Na pulsação, passam a castanha e dizem o poema.

Para o efeito, o professor utiliza castanhas comuns. Em cidades como o Porto, há castanha da Índia, pelo chão, no início do outono. É muito dura e resistente que aguenta anos e é ótima para certas dinâmicas lúdico-pedagógicas.

Descasca a castanha

Descasca a castanha
muito bem descascadinha.
Verás que, dentro da casca,
há outra casca castanha clarinha.

[ Tradicional ]

MUSICATIVIDADES
1. Esta dinâmica é especialmente indicada para o outono e o São Martinho (11 de novembro).
2. As crianças estão em círculo, ou à volta de uma mesa, ou sentadas no chão se o conforto do espaço o permitir.
3. O professor diz um verso e todos repetem; procede-se do mesmo modo com dois e quatro versos.
4. Na palma esquerda, aberta, voltada para cima, cada criança tem uma castanha.
5. De forma mecânica, sem perder a pulsação, a mão direita agarra a castanha e coloca na mão do colega da direita (ou com a mão esquerda na palma do colega da esquerda).
6. Quando souberem de memória, todos dizem a quadra com passagem da castanha.
7. Se necessário, voltam a fazer-se exercícios prévios e dá-se mais atenção a quem tem dificuldades.

Brincadeira cantada sobre a castanha, EB1 de Arnelas, Gaia

Brincadeira cantada sobre a castanha, EB1 de Arnelas, Gaia

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