Aprendo brincando
Aprendo brincando
A integração de brincadeiras cantadas para ensinar conteúdos curriculares na escola é uma estratégia pedagógica de enorme eficácia, transformando a forma como os alunos processam e retêm informação. A sua importância reside em pilares fundamentais:
Facilitação da memória (mnemónica):
O cérebro humano é intrinsecamente musical. O ritmo, a melodia e a rima funcionam como uma cola para a memória. É mais fácil memorizar listas (como os planetas do sistema solar), regras gramaticais (como os ditongos), fórmulas matemáticas (como a tabuada) ou sequências de eventos históricos quando estão musicados.
Empenho e motivação:
O lúdico combate a passividade. As brincadeiras cantadas transformam conteúdos que poderiam ser áridos ou intimidantes em atividades divertidas e energéticas. A criança deixa de ser uma recetora passiva de informação e torna-se uma participante ativa, aumentando o foco e o tempo de atenção.
Aprendizagem multissensorial e cinestésica:
O ensino tradicional foca-se muito no auditivo (ouvir o professor) e no visual (ler o quadro). As brincadeiras cantadas adicionam o cinestésico (o movimento, a dança, os gestos). Ao associar um conceito abstrato (ex: “rotação da Terra”) a um movimento corporal (rodar), a criança aprende com o corpo inteiro, criando conexões neurais muito mais fortes e duradouras.
Desenvolvimento social e emocional:
Cantar em grupo é um ato comunitário. Exige que os alunos se escutem mutuamente, coordenem ações e trabalhem em equipa. Isto promove a inclusão, reduz a ansiedade de desempenho (é mais fácil participar num coro do que responder sozinho) e melhora o clima geral da sala de aula.
Reforço da linguagem e literacia:
Independentemente da matéria (seja ciências ou matemática), as canções expõem as crianças a novo vocabulário, estruturas frásicas corretas e consciência fonológica (perceção dos sons e rimas), o que é vital para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Quando venho para a escola
Poema cantável sobre a escola e a sua importância na vida das crianças
Quando estou na minha escola,
gosto muito de aprender,
de ouvir os professores
e o que têm para dizer.
Gosto de estar c’os amigos
que me ajudam a crescer.
Eu respeito. Eles respeitam
– é assim que deve ser.
Falo com os meus amigos
e escrevo em Português.
Sei dizer tão bem “Hello!”
que até pareço mesmo inglês.
Gosto de estudar História:
já sei quem foi o Marquês.
E domino bem a bola
co’a cabeça e com os pés.
Eu já sei fazer as contas
de somar e subtrair;
sei como é boa e bonita
a palavra dividir.
Ao fazer o meu desenho
já me estou a divertir.
A aprender Estudo do Meio
quanto posso descobrir.
Gosto de contar estórias
com princesas de encantar.
Leio fábulas e contos
e até sei representar.
Quando me for desta escola
que saudades eu vou ter.
Vou levá-la no meu peito
e continuar a crescer.
António José Ferreira
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Conheça e adquira recursos originais a preços simbólicos na Loja Meloteca.











