Lengalenga Catrapás
LENGALENGA CATRAPÁS!
As lengalengas não são aborrecidas, mas divertidas e enriquecedoras, sobretudo se acompanhadas de jogos rítmicos de mãos em pares ou percussão com instrumentos musicais feitos de materiais reutilizados.
As lengalengas são fundamentais na infância em especial pelo seu papel no desenvolvimento da linguagem. Através da repetição, ritmo e rimas, estimulam a memória auditiva, a dicção e a consciência fonológica. Além de enriquecerem o vocabulário, os jogos de palavras promovem a interação social, fortalecem laços afetivos e desenvolvem o raciocínio. A sua estrutura lúdica e musical capta a atenção, tornando a aprendizagem da língua um processo divertido e natural, ao mesmo tempo que a introduz na cultura popular.
Articuladas entre si, Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são sítios cada vez mais próximos dos municípios e agrupamentos de escolas, dando contributos originais nas áreas de educação para a cidadania, educação ambiental, animação dos recreios e literacia ligada à música.
Catrapás! Catrapás!
Que grande poeira
o cavalo ali faz!
Catrapés! Catrapés!
Ele anda com patas,
eu ando com pés.
Catrapis! Catrapis!
É um bom cavalinho:
é a gente que o diz.
Catrapós! Catrapós!
Quanto mais o puxam,
mais ele é veloz!
Catrapus! Catrapus!
Eu montei o cavalo
e caí! Ai Jesus!
Catrapus! Catrapus!
Catrapus! Catrapus!
(Adaptações por António José Ferreira, que acrescentou “Catrapus!”)
SUGESTÕES PEDAGÓGICAS
O professor diz a lengalenga num andamento adequado.
Em seguida, declama apenas uma parte e as crianças imitam-no.
Pede um ou mais voluntários para recitarem, sem alongar demasiado a atividade.
Quando todos souberem dizer a lengalenga, o professor pede às crianças que proponham formas de acompanhamento com percussão corporal, à mesa, ou com instrumentos musicais didáticos, tradicionais ou reciclados que existam na sala.
Com pés alternados, as crianças recitam o poema dobrando as sílabas “pás”, “pés”, “pis”, “pós” e “pus”, isto é, percutindo só nessas sílabas. Pode-se fazer disso um jogo de atenção e concentração: quem bater o pé fora dessas sílabas sai do jogo até se encontrar o vencedor. Quem não bater o pé também perde.
Alternativamente, as crianças podem dizer a lengalenga toda fazendo um “galope” com os pés no chão, movendo-se livremente pela sala. Para que esta atividade resulte, o professor deve treinar previamente com as crianças o galope (pulsação e meia, seguida de meia pulsação).
As crianças de 1º e 2º anos de escolaridade podem dizer A, E, I, O, U, no princípio e no fim da lengalenga. Para as crianças de terceiro e 4º anos pode ficar reservado o galope, de realização mais difícil.
Pela sua temática, pode ser apresentada no Dia Mundial do Animal, a 4 de outubro, na sala de aula ou ao ar livre.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Clique AQUI para saber mais!










