Sons do Corpo

OS 99 SONS DO MEU CORPO

A percussão corporal é importante enquanto descoberta do corpo humano no seu esquema corporal, como instrumento musical a acompanhar canções e danças e na educação precoce para a criatividade. Desafia os alunos para a descoberta musical do seu corpo e prepara-os para trabalhar em equipa. Promove o desenvolvimento global da criança (psicomotor, cognitivo e relacional), tenha ou não tenha necessidades educativas especiais.

O pulsar do coração, o andar e a dança da mãe antes de a criança nascer ou transportada pela mãe são das primeiras experiências rítmicas. E é provável que ainda antes da utilização de qualquer instrumento musical, por mais rudimentar que fosse, já a humanidade usasse sons corporais e vocais enquanto música e forma de comunicação.

Há diversas tradições do mundo que incorporam percussão corporal como o saman indonésio, a música de axila etíope, o sapateado americano e as palmas no flamenco.

“Descobre o instrumento que há em ti” é um desafio que os professores podem lançar às crianças. Mesmo quando dão sugestões musicalmente pouco eficazes, exprimiram o seu pensamento, criatividade e corpo; outras vezes, surpreendem com timbres e formas de percussão que permitem fazer interessantes ritmos e coreografias.

Associados a elementos das literaturas de tradição oral, os jogos de mãos em pares ou grupo têm vantagens extra em todos os sentidos. Palmas com palmas do par, costas da mão com costas da mão, punhos com punhos, palmas unidas deslizando nas palmas unidas do par, costas da mão esquerda unidas e palma direita a bater em cima ou em baixo na palma do par, há muitas possibilidades rítmicas que desenvolvem a musicalidade da criança, melhoram a autoestima e aumentam o gosto de estar na escola.

Percussão em pares, mão direita na direita do par

Percussão em pares, mão direita na direita

Percussão em pares, mão direita com mão direita e pé direito com pé direito do par

Percussão em pares, mão direita com mão direita e pé direito com pé direito do par

Descobre o reco-reco que há em ti

Raspa com

  • a mão nas costas da mão contrária;
  • falanges de uma mão nas falanginhas da outra mão;
  • falanginhas de uma mão nas falanginhas da outra mão;
  • a mão relaxada no espaço entre as costas da outra mão e o pulso;
  • as mãos na roupa por cima da barriga, no mesmo sentido ou em sentidos opostos;
  • a mão no braço contrário;
  • a mão relaxada na palma da outra mão, estando as ambas orientadas para cima ou para a frente, ou com as palmas encaixadas em x;
  • a mão direita em forma de serrote, na palma ou nas costas da esquerda (ou vice-versa);
  • as mãos nas coxas para a frente e trás, no mesmo sentido ou em sentido contrário, em cima ou de lado, sentado.
Descobre o tambor que há em ti

Podes bater em diversas partes do corpo, com intensidades baixa, média e alta, conforme o caso e o contexto.

Mãos

Bate com

  • mão em concha com mão em concha (em forma de x);
  • mãos em forma orante, orientadas para cima ou para a frente;
  • palma nas costas dos dedos da mão contrária;
  • mão direita batendo e deslizando na palma contrária desde os dedos até ao pulso, e fazendo o mesmo com as costas da mão em direção oposta;
  • 1, 2, 3, 4 e 5 dedos na beira da mesa, em simultâneo, separadamente e de forma alternada;
  • um ou dois punhos na mesa, ou em alternância;
  • um punho na beira da mesa e a mão oposta a bater por cima do punho;
  • mãos na bunda, em simultâneo, com uma mão ou em alternância;
  • mãos fechadas, com as falanginhas no peito, na barriga, nas coxa (por cima ou de lado);
  • mãos abertas no peito, na barriga, nas coxas, por cima ou de lado;
  • sentados, com mãos alternando com polegares junto aos joelhos;
  • mão no braço e antebraço contrário;
  • palma com palma, com dos dedos abertos;
  • palma encaixando na outra em x;
  • palma batendo no punho da mão oposta;
  • mãos abertas próximas do peito, batendo a direita nas costas da esquerda, e esta no peito (ou vice-versa).

Cotovelos

Bate com

  • cotovelos alternados ou em simultâneo na beira da mesa.

Dedos

Bate

  • dedilhando como ao piano, alternando polegar e médio e as outras combinações possíveis;
  • polegar da mão direita na palma esquerda e restantes dedos da direita nas costas da esquerda (ou vice-versa);
  • dedos na cara entre os dentes com a boca aberta;
  • dedos da direita na palma esquerda, ou vice-versa;
  • 1, 2, 3 ou 4 dedos da mão direita na palma esquerda, ou vice-versa;
  • polegares e restantes dedos na beira da mesa, em simultâneo ou de forma alternada;
  • polegares alternando com restantes dedos da mão na beira da mesa.

Estalidos

Bate com

  • estalo de língua produzindo curtas melodias.

Falanges

Bate com

  • falanginhas na meia da mesa.

Pés

Bate com

  • pés no chão, caminhando;
  • pés no chão, sentado, com pontas e calcanhares simultâneas ou alternadas.

Punhos

Bate com

  • o punho na mão oposta (relaxada em forma de concha).

Saltos

Bate em

  • saltos percussivos, com os pés no chão no tempo 1 de um compasso de 4 tempos (1, 2, 3, 4), ou de forma aleatória.
Descobre o aerofone que há em ti

Controla a saída e entrada de ar:

  • assobiando, pressionando o ar para sair através de lábios em bico;
  • inspirando pela boca e expirando, criando pequenas melodias;
  • inspirando e expirando pela boca, como se estivesse ofegante, produzindo sons de altura determinada e pequenas melodias;
  • fazendo o ar sair pela boca a produzir o som “ss”, dando diferentes notas (ou mesmo a escala);
  • produzindo o som (ch) e criando curtas melodias.
  • produzindo o som th a criar pequenas melodias.

No Brasil, Barbatuques é um excelente exemplo de percussão corporal, enquanto espetáculo e pedagogia.

Vídeos
Quadras

Mão na cabeça,
outra no peito,
faz lá um ritmo
mesmo ao teu jeito.

Bate no peito
e na barriga
e acompanha
uma cantiga.

António José Ferreira

Percussão corporal, créditos Meloteca

Percussão corporal, costas da mão na palma oposta, créditos Meloteca

Percussão corporal, créditos Meloteca

Percussão corporal, dedos entrelaçados, créditos Meloteca

Percussão corporal, créditos Meloteca

Percussão corporal, direita no peito, créditos Meloteca

Percussão corporal, créditos Meloteca

Percussão corporal, mão no pulso oposto, créditos Meloteca

Percussão corporal, créditos Meloteca

Percussão corporal, mãos nas costas da outra, créditos Meloteca

Percussão corporal, créditos Meloteca

Percussão corporal, palma no punho, créditos Meloteca

Percussão corporal, créditos Meloteca

Percussão corporal, punho na palma, créditos Meloteca

Partilhe
Share on facebook
Facebook