Salta à corda

Salto à corda e desenvolvimento global
SALTO À CORDA EM GRANDE

Atividade física, música e desenvolvimento

Nos dois anos em que fui professor de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular na Escola de Cabanões, a Sílvia Faria punha-se nos momentos lúdicos a dar à corda e muitas crianças faziam fila para saltar.

Com uma grande disponibilidade, ela prendia uma corda ao poste de uma baliza e era um regalo ver as crianças a competirem para conseguir o seu máximo pessoal. A solução era simples e barata, mas eu nunca a tinha visto. Houve na escola um miúdo que chegou a saltar 400 vezes, o que me impressionou vivamente. A Sílvia acabou por deixar as AEC para trabalhar no ensino público como docente de educação especial. A seguir veio a pandemia que complicou ainda mais a atividade física das crianças.

Não seria uma pequena revolução em termos de saúde e desenvolvimento global se em todas as escolas, no recreio houvesse alguém a dar a corda para os que livremente quisessem saltar? Há falta de recursos humanos nas escolas, mas nas AEC muito se pode fazer. Há muitas escolas que têm cordas individuais mas esta forma de promover o salto e a atividade física é muito mais aliciante.

Depois da pandemia, encontrei na praia dos pescadores de Espinho várias cordas num amontoado de lixo quando fui com a família ver a recolha das redes com peixe da pesca por arrasto. Reciclei e tenho várias cordas. Com uma delas, faço nos tempos lúdicos o que a Sílvia fazia.

Sucesso é quando uma criança dá 270 saltos seguidos. Mas também quando uma criança com doença rara (que nem um salto dava) já consegue 20 saltos. Quando uma criança obesa se esforça. Quando professoras também querem saltar. Quando crianças em pares ultrapassam 50 saltos. Quando uma criança de 4 anos dá 20 saltos. Ou quando uma criança conta ao professor titular a sua proeza.

Para o salto à corda criei e adaptei várias quadras e pequenas canções como:

Entra no jogo,
faz o que gostas:
mão na barriga,
outra nas costas.

Salta à corda:
só te faz bem!
Torna-te atleta,
chega aos cem!

Enquanto cantam e e contam, as crianças desenvolvem competências em Português, na Matemática e mesmo no Inglês. Desenvolvem-se a nível motor e sócio-afetivo. Aprendem a respeitar e a esperar a vez. Estimulam os colegas com dificuldade.

Há quadras que acompanham os saltos estão relacionadas com animais cuja locomoção inclui saltos. E assim as crianças refletem e assimilam conteúdos de Estudo do Meio, sem disso se aperceberem.

Em casa, as famílias também podem fazer muito pelo desenvolvimento global se promoverem, como outros jogos obviamente, o salto à corda. É um remédio para o sedentarismo que muitas vezes toma conta de adultos e crianças e aproxima pais e filhos.

António José Ferreira

08 de dezembro de 2022

Salto à corda e desenvolvimento global

Salto à corda e desenvolvimento global da criança

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