Jogos musicais de saltar
1. Noções espaciais e salto
O adulto diz um dueto e a criança repete e faz a ação referida pelo texto.
Dou um salto para a frente,
Que eu já sou competente.
Dou um salto para o lado.
Isto eu tenho treinado.
Dou um salto para o outro,
Que ainda saltei pouco.
Dou um salto à direita:
P’ra crescer é uma receita.
Dou um salto à canguru,
e a seguir vais saltar tu.
Oiça a melodia em MIDI.
O adulto pode improvisar com canto ou recitar como em teatro musical, com acompanhamento de um tambor. Pode repetir cada dueto de modo que a criança preveja o que irá ser pedido.
Além de promover o exercício físico e a coordenação motora, esta atividade desenvolve competências nas áreas do Português e da Matemática.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
2. Imitar animais que saltam
Salto eu e saltas tu
Como salta o canguru. (2 v.)
Salta agora ao pé coxinho,
Mais e mais um bocadinho. (2 v.)
Salto eu e saltas tu,
Como salta o cavalo. (2 v.)
Há um troféu para o primeiro.
Quem será que vai ganhá-lo. (2 v.)
Oiça a melodia em MIDI.
A criança está numa linha de partida. Quando o adulto bate uma palma e jogador salta o mais longe possível em direção à linha de chegada. Verifica-se o tempo que demorou com cronómetro. A criança aprende também a cronometrar.
Além de promover o exercício físico e a coordenação motora, esta atividade desenvolve competências na área do Português.
3. A canguru e o filhote
O que tens, ó canguru,
nessa bolsa tão fofinha?
Eu vou levar o meu filho
Que já anda na escolinha.
Diz-me lá, ó canguru:
Vais de carro ou a pé?
Eu cá vou a dar saltinhos
E a brincar com o bebé.
Oiça a melodia em MIDI.
O adulto diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e a crianças repete. Diz uma quadra toda e a criança repete. A criança diz a quadra, com acompanhamento rítmico pelo adulto.
4. Quantos?
No início, o adulto pergunta e a criança responde. Depois invertem-se os papeis.
– Quantos anos viverei?
– Nem tu sabes, nem eu sei!
– Quantos filhos eu terei?
– Nem tu sabes, nem eu sei!
– Quantos cursos eu farei?
– Nem tu sabes, nem eu sei!
– Quantas línguas falarei?
– Nem tu sabes, nem eu sei!
– Quantos carros comprarei?
– Nem tu sabes nem eu sei!
– Quantos jogos ganharei?
– Nem tu sabes, nem eu sei!
– Que instrumentos tocarei?
– Nem tu sabes, nem eu sei!
1, 2, 3, 4, 5…
Oiça a melodia em MIDI.
Além de promover o exercício físico e a coordenação motora, esta atividade desenvolve competências nas áreas do Português e da Matemática.
Concebidos para a família com os seus recursos, pensados para crianças com ou sem necessidades educativas especiais, os “Jogos musicais em casa” podem ser realizados também na escola por técnicos e professores de “Música Adaptada” e “Oficina dos Sons” e “Oficina dos Sons Adaptada”.
António José Ferreira