Jogos de memória
Tampas metálicas com memória
Como professor de Música nas AEC, juntei em 2014 tampas metálicas de frascos de sumo, de doce, de feijão, de polpa de tomate e criei dezenas de jogos de memória musical e pedagógica.
No âmbito do ProjetArte, em Gaia, continuo a usá-las como recurso que pode ajudar as crianças do 1º Ciclo a aprenderem muitas coisas e a exercitarem a sua memória, a sós, em pares e em grupo.
Em 2023, pedi numa pastelaria em Avintes (Boca Doce) que guardem tampas metálicas. Passo com regularidade por forma a revelar interesse e ir fazendo os jogos. O professor pode ainda motivar aos alunos para fazerem o trabalho de recolha em casa – num projeto fácil de concretizar que promove interatividade entre escola e família.
Lavo e seco bem as tampas. Junto 16 tampas iguais, coloco-as sobre a mesa e escrevo no interior da tampa com caneta do tipo Staedtler fina.
Pode-se imprimir os jogos já feitos, disponíveis ao fundo do artigo, a preto ou a cores, recortar por fora do círculo e colar do lado de dentro da tampa com uma gota de cola.
Para jogar, baralham-nas e dispõem-nas em forma de quadrado (4×4). vira-as aos pares, recorta devidamente as imagens e cola-as no interior das tampas, de modo a formarem pares no jogo. Cada criança joga na sua vez; se encontrar um par, guarda as peças até terminar a jogada. Se não acertou, coloca as tampas na posição em que estavam e o jogo continua com o outro colega. No início, o professor decidirá se a criança que encontra um par continua a jogar, ou se a vez passa a outro.
Os jogos incluem:
- provérbios curtos
- trava-línguas curtos
- tabuadas
- rimas com nomes de pessoas, cidades, países, rios
- instrumentos musicais
- onomatopeias
- associações
- tradições
- natureza
As tampas podem também ser usadas para fazer o jogo da velha, jogos de carica e de encestar. Com pauzinhos de sushi ou de comida chinesa podem ser criados outros jogos em que os jogadores procuram ser os mais rápidos a colocar no seu prato as tampas voltadas (o fundo deve estar voltado para cima).
É conveniente guardar e organizar cada conjunto num saquinho plástico, por exemplo.
António José Ferreira
27 setembro 2014, revisão a 30 de maio de 2023
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759