Jogos de arcos
Jogos com arcos a realizar em momentos lúdicos diversos
Pulsação, pulsação
[ António José Ferreira ]
Pulsação, pulsação
é o som do coração.
É o bater, o pulsar,
é assim que vais saltar.
Pulsação, pulsação
é o som do coração.
É o bater, o pulsar,
é assim que vais andar.
Num espaço amplo, o professor organiza um percurso de arcos, próximos ou um pouco afastados, em linha curva ou reta. As crianças cantam com melodia simples. Depois, enquanto um grupo canta, uma criança salta ou caminha de modo que os pés batam no chão a tempo, na pulsação, nas sílabas sublinhadas. Quem saltam fora de tempo perde uma de sete vidas.
Trabalhas em equipa
Trabalhas em equipa?
Já és um vencedor.
Vais superar obstáculos
seja lá onde for.
[ António José Ferreira ]
Travessia
Divide-se a turma por equipas, com cerca de 5 elementos. O número de arcos é igual ao número de elementos mais um. Os arcos estão disposto no chão em “fila”. Cada equipa tem à sua frente os seus arcos. Os alunos saltam de forma sucessiva, ocupando cada aluno um arco. Quando o primeiro saltador ocupa o último arco, significa que o primeiro arco ficou disponível. Assim, sem saírem dos respetivos arcos, o último aluno pega no primeiro arco que se encontra atras de si e passa-o ao colega da frente, que por sua vez passará ao colega da frente. Ao chegar ao primeiro, este coloco-o no chão à sua frente e salta para ele e todos os colegas de equipa saltam para o arco seguinte. Repetindo todo o processo até chegar à meta. (Sílvia Faria).
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Saiba mais AQUI!