De pequenino
DE PEQUENINO
De pequenino
se torce o pepino.
De pequenino
se ensina o Paulino.
De pequenino
se aprende violino.
De pequenino
começa o ensino.
De pequenino
se é bailarino.
De pequenino
se aprende a ser fino.
De pequenino
se agarra o destino.
“De pequenino / se torce o pepino.” foi o ponto de partida para uma reflexão sobre o que é importante fazer “desde pequenino” para elevar ao máximo o potencial da criança.
Diz-se cada vez mais que a educação musical começa na gravidez. No seio materno, os bebés já registam sons de dentro e de fora do útero. A intervenção precoce da música contribui para o desenvolvimento do cérebro.
Com ou sem necessidades educativas especiais, as crianças beneficiam da música. O seu desenvolvimento futuro, começa na família e continua na Creche, Jardim de Infância e Ensino Básico. Resultados estudados comprovam os benefícios de práticas inclusivas e de parcerias entre pais e profissionais no sentido de desenvolver aspetos motores, cognitivos e afetivos. A música é um meio de comunicar e criar laços. A qualidade da música nos primeiros anos contribui grandemente para o desenvolvimento de competências musicais, linguísticas e matemáticas,
SUGESTÕES PEDAGÓGICAS
Para acompanhar a lengalenga/provérbio, pode-se usar percussão corporal:
- mão direita na palma da mão esquerda
- mão direita no lado direito do tórax
- mão esquerda no lado esquerdo do tórax.
- No dueto seguinte pode percutir-se, se as características das crianças já o permitirem:
- mão direita na perna direita
- mão esquerda na perna esquerda
- estalo com os dedos polegar e médio da mão direita.
Com crianças da educação pré-escolar, especialmente, pode dizer-se um ou mais duetos caminhando. As crianças marcam a pulsação com pé direito e pé esquerdo, em marcha pela sala. Podem fazer gestos relativos ao texto, se o professor o entender. Para ajudar a manter a pulsação, o professor toca num tambor ou pandeiro.
Clique AQUI para saber mais.