Canções sobre música

Ricardo Silva e Vânia Moreira, 2013

Poemas/canções sobre Música

[ António José Ferreira ]

Era um baterista

Era um baterista,
Punha-se a tocar:
Taca taca tum
Taca taca tchã!

MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz uma quadra toda e a turma repete.
3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
4. As crianças atentam na figuração seguinte:
5. Uma linha longa representa uma pulsação, som longo, se assim quiseres chamar-lhe; no tempo de uma pulsação cabem duas linhas curtas (divisão da pulsação).

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.

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António José Ferreira:
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Fazer música contigo

Fazer música contigo
dá-me grandes alegrias.
Torna a escola divertida,
faz felizes os meus dias.

Meu amigo toca a solo

Meu amigo toca a solo
E assim gosta de tocar.
Todo o dia ele pratica
P’ra ser espetacular.

Eu queria fazer duo
C’o colega preferido
Para darmos um concerto
E tu ver’s que é divertido!

MUSATIVIDADE
O professor diz os versos, dois a dois, e a turma repete; depois uma quadra e, finalmente as duas quadras.

Quando, no fim das quadras, o professor disser “solo”, “duo”, “trio” ou “quarteto”, as crianças organizam-se como intérpretes a solo (separadas), ou em duo, trio, quarteto. Enquanto o professor não mudar, as crianças fazem de conta que tocam um instrumento no agrupamento respetivo.

Ao formar o grupo, as crianças não correm a abraçar os colegas mas procuram formar o grupo musical tocando como se estivessem em palco. Quando um agrupamento já está completo, não pode receber mais músicos, nem pode haver mudanças. As crianças que ficarem sem agrupamento perdem uma vida.

Ricardo Silva e Vânia Moreira, 2013

Ricardo Silva e Vânia Moreira, 2013

Muito se canta

Adaptações rítmicas e variações sobre a expressão antiga “Muito bem se canta na Sé, uns sentados, outros de pé”

Muito se canta
e toca na sé,
uns sentadinhos
e outros em pé.

Muito se canta
e toca no Porto.
Música triste,
talvez para um morto.

Muito se canta
e toca em Lisboa,
música má
e música boa.

Muito se canta
e toca em Pombal,
uns muito bem
e outros bem mal.

Muito se canta
e toca em Viana,
música sacra
e outra profana.

Muito se canta
e toca em Marvão
velhas cantigas
só para os que estão.

Muito se canta
e toca em Cinfães.
Quem desafina
irrita os cães.

Muito se canta
e toca em Leiria:
ora é tristeza,
ora alegria.

António José Ferreira

Música mexida

Música mexida,
Música maluca,
Música que toco
Com as mãos na darabuca.

Música tocada,
Música vocal,
Música que lembra
Um momento especial.

Música do mundo,
Música amiga,
Música que faço
Quando canto uma cantiga.

Música em concerto,
Música na rua,
Festa na aldeia
Ou serenata à luz da lua.

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