Canções de passar
Brincadeiras musicais de salto à corda para crianças do 1º Ciclo e Jardim de Infância, algumas tradicionais outras da autoria de António José Ferreira
A caneta passa
A caneta passa
e eu fico a pensar
qual será a rima
que eu vou apresentar!
[ António José Ferreira ]
Em roda, as crianças passam uma caneta gasta sem bico enquanto recitam ou cantam a quadra. Um elemento competente exterior à roda toca um padrão rítmico previamente combinado, ou diz “Já!”, ou “Tu!” A criança que nesse momento segura a caneta diz diz uma rima. Se calhar duas vezes ao mesmo jogador, será o seguinte a dizer o instrumento. Para facilitar, as crianças podem usar rimas com base no seu nome:
O meu nome é Joana
e toco flauta de cana!
A maraca passa
A maraca passa
e eu fico a pensar
qual é o instrumento
que eu gostava de tocar!
[ António José Ferreira ]
Em roda, as crianças passam uma maraca enquanto recitam ou cantam a quadra. Um elemento competente exterior à roda toca um padrão rítmico previamente combinado, ou diz “Já!”, ou “Tu!” A criança que nesse momento segura a maraca diz um instrumento que gostaria de tocar (pode ser verdade ou não). Se calhar duas vezes ao mesmo jogador, será o seguinte a dizer o instrumento.
A Rita agarra a rolha
A Rita agarra
a rolha na rua,
o rato rói
a rolha da Rita.
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz uma quadra toda e a turma repete.
3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para ajudar.
4. As crianças organizam-se numa roda, ou à volta de uma mesa.
5. Cada criança tem uma rolha de cortiça de espumante na mão esquerda, aberta e com a palma para cima.
6. À ordem do professor, cada criança leva a mão direita à sua esquerda e agarra a rolha, colocando-a na esquerda do colega da direita.
7. Os gestos sucedem-se mecanicamente, sem perder a pulsação.
8. Quando o grupo estiver competente na passagem das rolhas, diz-se o trava-línguas com passagem da rolha em simultâneo.
Passa o micro, colega
Passa o micro, colega,
põe-te ó colega a pensar.
Tens de cantar como artista
quando o micro chegar!
Em roda, as crianças passam um objeto com formato semelhante ao de um microfone enquanto recitam ou cantam a quadra. Um elemento competente exterior à roda toca um padrão rítmico previamente combinado, ou diz “Já!”, ou “Tu!” A criança que nesse momento segura o micro canta o refrão de uma canção da escola ou do seu artista favorito. Se calhar duas vezes ao mesmo jogador, será o seguinte a cantar.
Tenho uma maraca
Tenho uma maraca
e a quem vou dá-la.
Vai ser para alguém
que quiser tocá-la.
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz uma quadra toda e a turma repete.
3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
4. O professor apresenta a maraca mais fácil de fazer: um recipiente que tem a surpresa dos ovos Kinder, com um pouco de arroz lá dentro. Tem um som suave, e serve perfeitamente para o jogo.
4. A maraca anda de mão em mão. No final das duas quadras, o colega que tem a maraca oferece-a a um colega, que experimenta a sonoridade de forma criativa. E a dinâmica continua.
Saiba mais AQUI!