Canções de localização

Jogo de arrumar a casa, Cabanões, professora Sílvia Faria, 10/01/2019

Jogos musicais de localização

Dinâmicas musicais concentração, movimento e catalogação

Arrumar a casa

[ António José Ferreira ]

Arrumar a tua casa,
arrumar a tua mesa
é estares preparado
a trabalhar com destreza.

JOGO

A casa é composta por 4 divisões (4 arcos de 4 cores diferentes). Cada grupo de crianças tem à sua responsabilidade uma divisão. O jogo inicia-se com a casa toda desarrumada com um indeterminado número de objetos (papéis de 4 cores diferentes, as mesma cores que os arcos) desarrumados e fora do sítio. O objetivo é arrumar a casa, ou seja, cada grupo de crianças terá de apanhar o objeto da cor da sua divisão e colocá-lo no seu arco. Após apanharem todos os objetos da sua divisão e os colocarem no seu arco a equipa senta-se à volta do seu arco. A equipa mais rápida é a vencedora. (Sílvia Faria)

Depois de cantada ou recitada a quadra, o professor toca uma padrão rítmico combinado em tambor ou outro instrumento e as equipas começam a arrumar. Quando a primeira equipa acaba, toca “Tá” (um som), Titi (dois sons) na segunda; Tríola (três) na terceira; e Tirititi (quatro) na quarta.

Em alternativa, a cada arco corresponde uma categoria de instrumentos: cordofones (de corda), aerofones (de sopro), membranofones (de pele), idiofones (é o próprio corpo que vibra, como a caixa chinesa, ou o prato suspenso, a maraca, ou o reco-reco). Em vez de usarem cores, as crianças arrumam papeis com imagens de instrumentos. Podem ser fotocopiadas para o jogo ou recortes de jornais ou revistas.

Jogo de arrumar a casa, Cabanões, professora Sílvia Faria, 10/01/2019

Jogo de arrumar a casa, Cabanões, professora Sílvia Faria, 10/01/2019

Ora vou ao Porto

Ora vou ao Porto,
ora vou a Gaia.
Vou num dia à serra,
no outro vou à praia.

No exterior, de preferência, o professor atribui a quatro lugares os seguintes destinos, ou outros, de Norte a Sul:

Braga!
Porto!
Coimbra!
Lisboa!

Ou

Viana!
Aveiro!
Setúbal!
Faro!

  • As crianças começam por estar relativamente próximas do professor mas com espaço entre elas para não se atrapalharem na atividade. Depois de cantarem, o professor diz, alto e bom som uma das quatro cidades, percutindo em tambor.
  • O último a chegar ao destino (em cada jogada) perde uma de 7 vidas virtuais dadas a todos no início.
  • Nas primeiras vezes é provável que o professor diga uma cidade onde as crianças já se encontram e alguns distraídos ainda se movam.

António José Ferreira

Porto, Gaia e o rio Douro, créditos António José Ferreira, 2022

Porto, Gaia e o rio Douro, créditos António José Ferreira, 2022

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