Canções de imitar
Canções e brincadeiras recitadas ou cantadas promotoras de imitação
Eu imito
[ António José Ferreira ]
Eu imito, tu imitas,
É assim a tradição.
Que me importa que me chamem
Macaco de imitação?
Eu imito, tu imitas,
Tanto se aprende assim!
Abre bem os teus ouvidos
E olha agora para mim.
Eu imito, tu imitas.
Quem é que nunca imitou?
Olha-me com atenção
P’ra saberes quem eu sou.
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos e as crianças repetem.
2. O professor diz uma quadra e as crianças repetem.
3. O professor diz as duas quadras e as crianças repetem, em andamento moderado e, finalmente mais rápido.
4. Uma criança competente marca a pulsação ou o compasso.
5. À frente, um voluntário faz gestos relativos a animais, a profissões, a músicos, e a turma imita-o, enquanto recita o texto.
6. O voluntário nomeia outro voluntário que esteja disponível com o dedo no ar.
RISADAS E GARGALHADAS
Por vezes, uma pessoa dá uma boa gargalhada e, mesmo sem saber o motivo, colega ri-se também. Investigadores descobriram que macacos da espécie Theropithecus gelada (gelada, ou macaco-de-coração-em-sangue) imitam os companheiros quando fazem uma expressão facial semelhante à risada. A imitação utilizada como dinâmica tem muitas vantagens em termos de desenvolvimento socio-afetivo. Além da gargalhada, as crianças podem propor outras expressões não verbais a serem imitadas pela turma.
Neste grupo há um chefe
[ António José Ferreira ]
Este grupo tem um chefe
bem difícil de achar.
Veja, senhor detetive,
se o consegue encontrar.
Se preferir uma opção mais brincalhona do tipo trava-línguas:
Este grupo tem um chefe
bem difícil de achar.
Vá, detete-o, detetive,
se o consegue detetar!
Numa roda de crianças é escolhida uma, aleatoriamente, que será o detetive. O detetive tentará descobrir quem é o chefe do grupo. Após a escolha do detetive, este terá de ir para um local sem possibilidade de visualizar o grupo. Neste momento é escolhido, também aleatoriamente, o chefe. O detetive é chamado e entra para o centro da roda. O jogo começa com o chefe a comandar o grupo realizando vários movimentos que o restante grupo copia. O jogo termina quando o detetive descobre o chefe ou passado um determinado período de tempo (2’). (Sílvia Faria)