Canções de higiene

Lavar as mãos

Canções de higiene e cidadania

A assimilação de regras de higiene e cidadania através de brincadeiras cantadas e tocadas na infância é uma das formas mais eficazes de internalizar comportamentos sociais e de saúde.

Higiene:

Cantar sobre lavar as mãos, escovar os dentes ou tomar banho transforma tarefas repetitivas em rotinas divertidas e memoráveis. A música serve como mnemónica, ensinando a sequência correta e o tempo necessário para a ação (ex: cantar a canção inteira enquanto esfrega as mãos). Quando a canção é acompanhada de instrumentos (percussão ou palmas), o ritmo reforça o tempo da tarefa, tornando o processo de higiene um ritual positivo.

Cidadania:

As brincadeiras cantadas fornecem o contexto emocional e o vocabulário para os conceitos. Ao dramatizar as ações através de canções e jogos de movimento, as crianças praticam a cidadania. O aspeto lúdico reduz a resistência à autoridade e promove o sentido de comunidade, essencial para a formação de indivíduos responsáveis e empáticos. O movimento e a música garantem que as regras se tornem hábitos internalizados e automáticos, e não apenas ordens a serem seguidas.

Um copo com água

[ Autor desconhecido ]

Um copo com água,
uma escova e pasta
p’ra lavar os dentes
é o que me basta.

‘Sfrego, ‘sfrego, ‘sfrego,
muito esfregadinho:
Com os dentes lavados,
que rico cheirinho!

As crianças estão à volta de uma mesa. Cada uma tem o seu copo reutilizado, como uma tampa de amaciador da roupa. Na primeira sílaba sublinhada de cada verso da primeira quadra agarram o copo e passam ao colega da direita. Na segunda estrofe esfregam o copo na mesa mantendo a pulsação.

Lava as mãos antes do almoço

1. Junte quatro tampas de balde de azeitona ou tremoço, por exemplo, que pedirá numa frutaria grande. Vão dar-lhe jeito para fazer vários jogos, incluindo para lançar o disco. As tampas representam, neste caso, a pulsação (de som ou de silêncio). Em casa, se não tiver estas tampas, use pratos normais, ou taças. Recicle também oito ou mais frascos de iogurte que não rolem, para representarem o ritmo. Se não tiver frascos de iogurte, pode usar rolhas, tangerinas, castanhas.

2. Sobre uma mesa, alinhe as quatro tampas. Coloque um frasco de iogurte na primeira tampa e outro na terceira. Na tampa/pulsação com frasco, bate-se uma palma; na pulsação/tampa sem frasco, leva-se o indicador aos lábios, ou faz-se de conta que se bate palmas. O primeiro ritmo para acompanhar a canção poema seguinte é: tá sh tá sh.

3. A criança diz uma quadra, uma, duas, três vezes, com ajuda do adulto.

Lava as mãos antes do almoço, lava-as bem, tem juízo; e no fim escova os dentes, ‘sfrega e lava, que é preciso.

Lava as folhas da alface e as uvas, tem juízo; mas o queijo e a banana, não laves, não é preciso.

Lava a pera, a maçã e as cerejas, tem juízo; mas a noz e a romã, não laves, não é preciso.

Lava as uvas e ameixas bem lavadas, tem juízo; melancia e melão, não laves, não é preciso.

[ Indicado para o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro; Dia Mundial da Higiene das Mãos ]

Concebidos para a família com os seus recursos, “Jogos musicais em casa” podem ser realizados também na escola por técnicos e professores de “Música Adaptada” e “Oficina dos Sons Adaptada”.

António José Ferreira

Representação de ritmo

Representação de ritmo com tampas e frascos

Lava as mãos e desinfeta

A turma está na disposição habitual. Um voluntário tapa os olhos com as mãos. A criança que o professor apontar, diz a frase: “Lava as mãos e desinfeta e o vírus não te afeta!” Aquele que tem os olhos vendados deve dizer quem falou. Se acertar, nomeia o novo jogador jogador; se não descobrir, é o professor que o nomeia.

Lavar as mãos

Lavar as mãos

Gonçalo, toma banho!

– Gonçalo, toma banho!
– Ó Mãe, eu já tomei!
– Quando tomaste banho?
– Ó Mãe, eu tomei ontem!

– Tomaste, tomas e tomarás!
Tomaste, tomas e tomarás!

– Gonçalo, lava a as mãos!
– Ó Mãe, eu já lavei!
– Quando lavaste as mãos?
– Ó Mãe, eu lavei ontem!

– Lavaste, lavas e lavarás!
Lavaste, lavas e lavarás!

– Gonçalo, lava os dentes!
– Ó Mãe, eu já lavei!
– Quando lavaste os dentes?
– Ó Mãe, eu lavei ontem!

– Lavaste, lavas e lavarás!
Lavaste, lavas e lavarás!

[ António José Ferreira ]

MUSICATIVIDADE

As meninas fazem o papel de mãe e os meninos o de “Gonçalo”.

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.

Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:

António José Ferreira:
962 942 759