Canções de corda
Brincadeiras musicais de salto à corda para crianças do 1º Ciclo e Jardim de Infância
É sempre um sucesso o salto à corda, tanto para miúdos como para graúdos. E não é necessário um grande investimento. Uma simples corda e um pouco de espaço, e está feita a combinação perfeita para um tempo bem passado. (Sílvia Faria, professora de Educação Física e Educação Especial)
A vaca leiteira
Recriada por António José Ferreira a partir de versão em língua espanhola
A vaca leiteira
Disse ao leiteiro:
– Paga-me a renda
Do mês de janeiro,
1; fevereiro, 2; março, 3…
Recitada ou cantada, a lengalenga acompanha o salto à corda.
Na falta de mais cordas, uma criança pode saltar individualmente enquanto os outros aguardam a sua vez cantando ou recitando; com uma corda presa a um ferro e um adulto a lançar a corda; ou com duas crianças a lançar a corda e uma ou mais crianças a saltar. Além de promover o exercício físico e a coordenação motora, a atividade desenvolve a memória, o conhecimento do Estudo do Meio e da Matemática.
Estas brincadeiras cantadas e saltadas contribuem ainda “para que os alunos desenvolvam competências relativas à performance/execução musical, ou seja, cantar, tocar, movimentar, bem como as relativas a formas de comunicar/partilhar publicamente as performances e/ou criações.” (Direção Geral da Educação, Aprendizagens Essenciais, Música, 1º Ciclo)
Salta uma e outra vez
Salta uma
e outra vez
p’ra saltares
até três.Ouve a corda,
experimenta
p’ra chegares
aos cinquenta.
Um! Dois!
Conta-se devidamente os saltos conseguidos, sem apressar nem perturbar o saltador.
[ António José Ferreira ]
Adaptada por António José Ferreira
Tenho umas tesourinhas
Tenho umas tesourinhas
Que se abrem e se fecham.
Toco o céu e toco a terra,
Eu me agacho e saio fora.
[ O saltador faz os gestos correspondentes. ]
Recitada ou cantada, a lengalenga acompanha o salto à corda.
Além de promover o exercício físico e a coordenação motora, a atividade desenvolve competências nas áreas do Português e da Matemática.
Adaptada por António José Ferreira
Tenho, tenho
– Tenho, tenho, tenho, tenho…
– Tu tens muito, muito pouco.
– Tenho galo valioso.
– Mas será que não está louco?
– O meu galo é um capão.
– Então quero já comprar.
– Ele custa 30 euros!
– Precisamos de o pesar!
1, 2, 3…
As quadras são recitadas ou cantadas por colegas que estão à espera de saltar e o saltador, em forma dialogada. Depois começa a saltar, enquanto o professor dá à corda presa a um poste ou grade. Se der 20 saltos ganha 20 euros virtuais, e assim sucessivamente.
Saiba mais AQUI!
Os jogos de exterior da Lenga e da Loja Meloteca resultam da observação, audição, criação e seleção de dinâmicas ao longo de quase duas décadas e foram realizados na sua maioria em atividades musicais de enriquecimento curricular ou em formações para professores e educadores promovidos pela Meloteca entre 2007-2017.
Num contexto social sedentário em que as crianças passam muito tempo na escola, as AEC podem ter um papel enriquecedor que diverte e ajuda a crescer, aliando música e atividade física ao ar livre. Promovendo “competências pessoais e sociais, nomeadamente ao nível emocional, relacional e social, comportamental, motor, comunicacional, sensorial e/ou cognitivo”, o caderno “Jogos Musicais de Exterior” potencia o desenvolvimento global das crianças, incluindo as que são portadoras de atraso ou dificuldades de aprendizagem.