Canções de chapéu
Brincadeiras cantadas com chapéu da autoria de António José Ferreira
Béu, béu
[ Tradicional/adapt. António José Ferreira ]
Béu béu, vai ao céu,
Vai buscar-me um chapéu.
Se for novo, trá-lo cá,
Se for velho deixa-o lá.
Béu béu, vai ao céu,
Vai buscar-me um chapéu.
Se for lindo, trá-lo cá,
Se for feio deixa-o lá.
MUSICATIVIDADES
1. Sentadas à mesa, as crianças escutam com atenção e dizem as quadras; depois ouvem o professor cantar com uma nota só e imitam-no; ou declamam.
2. Quem estiver a cooperar e já consegue dizer recebe do professor uma tampa de balde de azeitonas, circular, de plástico. Cada criança vai ganhando o seu chapéu, merecendo-o com as atitudes.
3. Quando todos souberem, as crianças põem o chapéu na cabeça. Se o deixarem cair, só o podem colocar na cabeça novamente na jogada seguinte.
4. Quando o professor vê que é conveniente, as crianças dispersam-se pela sala, com o “chapéu” na cabeça e andam sem agarrar. Quem o deixa cair senta-se e ficam em jogo os que não deixam o chapéu cair.
O meu chapéu não tem bicos
[ Adapt. António José Ferreira ]
O meu chapéu não tem bicos,
Não tem bicos o meu chapéu.
Se ele tivesse alguns bicos,
O chapéu não era meu.
O meu chapéu é redondo,
É redondo o meu chapéu.
Se ele não fosse redondo,
O chapéu não era meu.
MUSICATIVIDADE
O professor professor entrega a cada criança uma tampa circular reutilizada, de balde de azeitonas (ou outro).
As crianças memorizam o texto e cantam, com a melodia conhecida de “O meu chapéu tem três bicos.
Para que as crianças não se distraiam com a tampa ao cantar, o professor estabelece, para isso o tempo próprio para o fazer. As crianças colocam-se em pé atrás da sua cadeira em sala de aula. Só poderão colocar na cabeça quando o professor disser: “preparar” (colocar na cabeça), “largar” (deixar de apoiar com as mãos), “partir” (sair do seu lugar e ir andando sem deixar cair ao chão. Para controlar o tempo da jogada, o professor pode improvisar durante 8 compassos. Quem mantiver o chapéu durante esse tempo, ganha um ponto (ou 10, se a turma já for competente com as somas de dezenas).
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Se quiseres ir à praia
[ António José Ferreira ]
Se quiseres ir à praia,
não te esqueças de lavar
um boné ou um chapéu
e o protetor solar.
MUSICATIVIDADE
As crianças cantam ou recitam de forma expressiva. Cada uma tem uma tampa de balde de azeitona ou tremoço. Quando o professor diz espaçadamente “preparar, largar partir”, as crianças colocam a tampa/chapéu na cabeça e movem-se de uma área (casa) para outra designada praia. Quem deixar cair três vezes o chapéu fica impedido de ir à praia. Os que mais aproveitam a praia são os que chegarem primeiro.
Saiba mais AQUI!