Canções de agrupar

Jogo de formar conjuntos, EB1 de Cabanões, professora Sílvia Faria

Brincadeiras musicais de formar grupos para crianças do 1º Ciclo

Eu sou músico

Eu sou músico e preciso
de mais alguns elementos
que queiram dar espetáculo
e formar agrupamentos.

Duo!

Quarteto!

Solo!

Quinteto!

Duo!

Sexteto!

Solo!

Decateto!

Noneto!

Solo!

Octeto!

No exterior ou num espaço interior amplo, as crianças estão dispersas nem muito nem demasiado perto umas das outras. Depois de cantarem ou recitarem, o professor diz uma formação musical, ou solo (músicos a atuarem sozinhos). As crianças têm de se organizar devidamente. Quando um grupo está formado, não pode haver alterações. Quem não conseguir integrar um agrupamento não é excluída do jogo mas perde uma de sete vidas que previamente são dadas a todas as crianças.

Fica muito atento

Fica muito atento
e ouve o padrão.
Para cada ritmo,
sua formação!

As crianças estão dispersas, nem muito distantes nem demasiado próximas, e recitam ou cantam a quadra. Quando o professor percute dois sons (titi, duas semínimas, por exemplo) as crianças agrupam-se em duos. Se toca uma semínima só (tá), atuam a solo. Se toca uma tercina (tríola), formam trios. Se o padrão rítmico é titi titi (quatro colcheias), as crianças formam quartetos. Se toca 4 colcheias seguidas de semínima (titi titi tá) as crianças juntam-se em quintetos. Se toca duas tercinas (tríola tríola) formam-se sextetos. Quando um grupo está formado, não pode haver alterações. Quem não conseguir integrar um agrupamento não é excluída do jogo mas perde uma de sete vidas que previamente são dadas a todas as crianças.

Olhem para os arcos

Olhem para os arcos,
Vamos lá pensar!
Números e cores
têm algo a indicar.

Vamos lá!
Toca a agrupar!
Vê lá se consegues
um grupo integrar!

Já!

Jogo de formar conjuntos, EB1 de Cabanões, professora Sílvia Faria

Jogo de formar conjuntos, EB1 de Cabanões, professora Sílvia Faria

O objetivo do jogo é formar conjuntos o mais rápido possível, seguindo as instruções. Os conjuntos podem variar segundo o número e género. No início é estipulado que os arcos amarelos correspondem às raparigas e que os arcos vermelhos correspondem aos rapazes. As instruções são dadas pelo levantamento dos arcos, assim se for levantado um arco vermelho e dois amarelos as crianças têm de formar grupos com um menino e duas meninas. Após formarem os conjuntos sentam-se para poder ser verificado se os conjuntos estão corretos. (Sílvia Faria)

Saiba mais AQUI!

Recursos musicais Meloteca para a infância

Recursos musicais Meloteca para a infância

Partilhe
Share on facebook
Facebook