Canções de afetos

Crianças na escola, foto Freepik

Canções de afetos

Canções sobre afetos de educação para a cidadania, da autoria de António José Ferreira

Canções sobre afetos e emoções são instrumentos importantes para o desenvolvimento da inteligência emocional na infância. Na brincadeira cantada, melodia, o ritmo e jogo proporcionam um canal para as crianças identificarem, nomearem e expressarem sentimentos complexos, como alegria, tristeza, raiva ou medo, antes mesmo de dominarem plenamente a linguagem verbal.

Ao cantar sobre “estar feliz” ou “sentir saudade”, a criança valida as suas emoções, percebendo que são experiências humanas universais. Esta prática contribui para a autorregulação emocional, pois ritmos calmos podem tranquilizar, enquanto letras sobre superação constroem a resiliência.

Além disso, a música fortalece a empatia. Ao ouvir canções que descrevem os sentimentos dos outros, as crianças desenvolvem a capacidade de se conectar e de responder de forma mais sensível, promovendo o desenvolvimento social e a construção de vínculos afetivos e seguros.

Meu pai foi à loja

[ António José Ferreira ]

Meu pai foi à loja
que vende animais.
Havia coelhos
e outros que tais.

Meu pai quis comprar-me
um lindo coelho.
O pelo é branco,
o olho vermelho.

Levou-o p’ra casa,
deixou na gaiola.
– Eu quero mostrá-lo
aos colegas da escola.

Eu faço-lhe festas
e dou-lhe ração.
Que fofo e querido
o coelho anão!

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.

Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:

António José Ferreira:
962 942 759

O que importa é o que sinto

[ António José Ferreira ]

O que importa é o que sinto,
o que importa é o que sou.
Pormenor é a cor da pele
ou o carro em que vou.

O que importa é o que amo
e a forma como dou.
Não te foques no que visto
nem no peso em que estou.

O que importa é o que tento
P’ra mudar o que falhou.
Se és rápido, é bom;
devagar também lá vou.

O que importa é o teu abraço,
o que importa é o sorriso,
é estares mesmo ao lado
com o afeto que eu preciso.

Crianças na escola, foto Freepik

Crianças na escola, foto Freepik

Olha aquele cachorrinho

[ António José Ferreira ]

Olha aquele cachorrinho
tão bonito e brincalhão.
Vamos ver quem ele quer
que o leve p’ra adoção.

Cachorrinho!

As crianças estão numa roda. O professor escolhe um entre voluntários com dedo levantado. O escolhido irá para o meio, e será um cachorrinho a fazer cenas de cão juvenil. Quando as crianças chamam: “Cachorrinho”, ela olha todas as crianças e aponta uma. Essa criança deve dizer uma pequena frase sobre cachorrinhos. Se a frase lhe agradar, encontrou nova casa. O jogo prossegue com menos duas crianças em jogo, com novo animal de estimação, que pode ser previamente destinado pela direita.

Os valores importantes

[ António José Ferreira ]

Os valores importantes
são a ajuda ao amigo,
escutar com atenção
quem está a falar comigo.

Os valores importantes
não são roupa ou dinheiro,
mas cumprir bem as tarefas,
ser honesto e verdadeiro.

Os valores importantes
são respeitar os seus pais
e tratar bem os amigos
incluindo os animais.

Saiba mais AQUI!

Recursos musicais Meloteca para a infância

Recursos musicais Meloteca para a infância