Canções com bola
Canções e brincadeiras recitadas ou cantadas com bola
Aliadas, música e atividade física contribuem de forma mais eficaz para o desenvolvimento nos domínios psicomotor, socio-afetivo e cognitivo.
A bola bate
[ António José Ferreira ]
A bola bate, bate,
Dá ritmo à canção.
Cuidado com a bola,
não vá rolar p’lo chão.
MUSICATIVIDADE
1. As crianças observam a representação gráfica e executam. Retângulo ao alto representa um som forte; quadrado, som fraco.
2. As crianças estão em círculo. O professor começa por realizar: “agarra e bate”, ou “gar ba”, com uma bola de basquete.
3. Fá-lo passando a uma criança que devolve ao professor. Este passa à seguinte, e assim sucessivamente.
4. Quando as crianças forem capazes, agarram e passam ao colega (da direita).
5. Para desenvolver competências e incluir os esquerdinos, passará depois pela esquerda (no sentido dos ponteiros do relógio).
Bola “Stop” é divertido
Bola “Stop” é divertido,
é um jogo especial,
mas se levas com a bola
para ti será fatal!
JOGO
As crianças estão em círculo, lado a lado. O professor lança a bola dizendo o nome de uma criança. Esta apanha a bola o mais rápido que puder e diz, sem demora, “stop”. Enquanto não disser “stop”, os outros afastam-se o mais possível. À palavra “stop” todos param. O que tem a bola dá três passos largos em direção a um jogador mais próximo e tenta atingi-lo com a bola. Quem não parar à voz de “stop”, perde; se o que tem a bola não acertar perde e o que levar com a bola também perde. Os que fogem da bola só podem mexer um pé para se desviar da bola. Voltam a formar círculo as vezes que o adulto achar conveniente. (Sílvia Faria)
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Passa a bola
[ António José Ferreira ]
Passa a bola, passa, passa,
Passa a bola ao teu par.
Vais fazer rolar a bola
Quando o bombo ressoar.
JOGO
As crianças estão lado a lado em duas linhas paralelas, voltadas umas para as outras. Pertencem alternadamente, por exemplo, à equipa verde ou à equipa azul. Em cada extremidade está uma bola (uma verde e outra azul). A equipa que fizer chegar primeiro a sua bola à extremidade contrária é a vencedora.
Em alternativa, as bolas partem da mesma extremidade e a que chegar primeiro à extremidade contrária ganha. Passar mal a bola ou passar a um elemento da equipa adversária representa perda de tempo.
Rola a bola
[ António José Ferreira ]
Rola a bola, rola, rola,
rápida, no corredor.
O que apanhar a bola
será ele o vencedor.
JOGO
Num espaço amplo e limpo, no interior, “formam-se duas rodas, uma maior que fica por fora e outra mais pequena que fica dentro da roda maior formando um corredor entre as duas rodas. As crianças sentam-se, a roda maior virada para dentro e a roda menor virada para fora. No corredor coloca-se uma bola que as crianças terão de a fazer rolar com as mãos, pelo corredor. No lado oposto está uma criança que tentará apanhar a bola, correndo atrás dela pelo corredor. O jogo termina quando a bola é apanhada ou após um determinado período de tempo (2’). (Sílvia Faria)
Tendo em conta que os dois primeiros versos são do tipo trava-línguas, a quadra deve ser interpretada em andamento lento/moderado. A duração da jogada pode ser o tempo de cantar ou recitar duas vezes a quadra + 16 compassos binários simples de improvisação em tambor.
Quero que a bola
[ António José Ferreira ]
Quero que a bola
não caia da colher
mas saberei ganhar
e saberei perder.
Preparar, largar, partir!
MUSICATIVIDADE
Com uma colher numa mão e uma bola reutilizada de desodorizante na outra, as crianças cantam. Quando o professor diz “Preparar, largar, partir”, colocam a bola na colher e agarrando o cabo da colher com uma só mão dirigem-se da linha de partida para a linha de chegada. Quem deixar cair a bola perde perde a jogada. Poderá voltar ao ponto de partida para desenvolver a competência.
Sente o ritmo
[ António José Ferreira ]
Sente o ritmo que há na rima,
Bate a bola, bate forte.
Fica atento e preparado
Para não bateres à sorte.
MUSATIVIDADE
1. As crianças observam a representação gráfica e executam. Quadrado representa a pulsação; quadrado dividido significa divisão da pulsação (neste caso, dois retângulos, duas colcheias)
2. As crianças estão em círculo. O professor começa por realizar: “agarra e bate”, ou “gar ba”, com uma bola de basquete.
3. Fá-lo passando a uma criança que devolve ao professor. Este passa à seguinte, e assim sucessivamente.
4. Quando as crianças forem capazes, agarram e passam ao colega (da direita).
5. Para desenvolver competências e incluir os esquerdinos, passará depois pela esquerda (no sentido dos ponteiros do relógio).