Brincar Musical NEE ER
“Brincar Musical NEE” inclui jogos e dinâmicas musicais promotores de desenvolvimento para crianças com dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais que frequentam o Ensino Regular.
Materiais necessários
4 copos, 4 rolhas, colher de pau, tampa circular, bolinha
Plano de sessão
- Organização dos materiais
- Dizer e jogar um poema de salto
- Marcar o ritmo com palmas
- Jogo da bola na arena
- Representar e tocar um padrão
Instruções
1. Mesmo que não haja em casa instrumentos convencionais, há na cozinha objetos que podem funcionar como instrumentos. Com o seu filho, escolha dois copos com pé. Com uma colher de pau, batam suavemente e vejam se o som é agradável. Depois encham um deles: verificarão que o copo cheio tem um som mais grave. Sobre a mesa da sala, coloque os copos, um à frente do outro de modo que se possa bater facilmente com a colher de pau. Coloque também os outros materiais que vão ser necessários para a sessão.
2. Adulto e criança vão em seguida fazer um jogo de saltos, mas a primeira coisa a fazer será aprender:
Salto eu, saltas tu,
para vermos quem mais salta.
Não sou eu, não és tu,
quem mais salta é o canguru.
Oiça a melodia em MIDI.
A criança aprende o texto e acompanha com gestos. Depois, o adulto diz sozinho batendo palmas em Eu e tu. A criança salta só nessas palavras. Se não se enganar, ganha um jogo. Repete-se até a criança se torne competente.
3. Marca-se intuitivamente o ritmo do texto anterior com palmas, ou de outra forma que a criança pode sugerir.
4. A atividade seguinte supõe uma arena de plástico (tampa reutilizada de balde de azeitonas, ou uma tampa larga circular de um tupperware), e uma pequena bola (como a bola que pode tirar de um desodorizante roll-on gasto. Diz-se ou canta-se o trava-línguas:
Roda a bola,
Roda, rola,
Numa arena
Da escola.
Oiça a melodia em MIDI.
Depois de dizer bem, a criança acompanha percutindo alternadamente nos copos cheio e vazio com colher de pau. Em seguida faz-se um jogo. Coloca-se a bolinha na tampa circular e verificam quanto tempo consegue rodar sem deixar cair ao chão. Pode rodar no sentido dos ponteiros do relógio, ou em sentido contrário. O adulto – ou a criança – cronometra com o telemóvel.
5. Sobre a mesa, há quatro copos. Dentro de cada copo, há uma rolha (que representa uma palma). Criança e adulto percutem: tá tá tá tá (palma, palma, palma, palma). A criança tira a segunda rolha a contar da esquerda, por exemplo, e o adulto bate (palma, silêncio (faz de conta mas não bate), palma, palma), se for o caso. Depois invertem-se os papeis.
Objetivos da Oficina dos Sons Adaptada
A “Oficina dos Sons Adaptada”, implementada no concelho de Gaia, tem por objetivos:
- “Estimular o sistema sensorial auditivo, tátil e propriocetivo;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Estimular os processos da perceção, da atenção e da memória;
- Promover a capacidade de expressão e comunicação;
- Estimular o desenvolvimento emocional, a conscientização de si mesmo e a espontaneidade;
- Desenvolver competências de integração em equipa e a comunicação interpessoal;
- Aumentar a capacidade de autorregulação emocional e a tolerância à frustração (e.g., relaxamento);
- Promover a autoconfiança e a autoestima;
- Promover a autonomia nas rotinas do quotidiano;
- Fomentar o cumprimento de regras e a adesão às convenções sociais.” (Atividades de Enriquecimento Curricular Adaptadas, Departamento de Educação da Câmara Municipal de Gaia, Guia para o/a Técnico/a, 2020)
António José Ferreira