Brincadeiras musicais
Brincadeiras musicais da autoria de António José Ferreira
Ora te abro e te folheio
Ora te abro e te folheio,
Ora um conto logo leio.
Ora te abro e te leio,
Ora estudo o nosso Meio.
Ora te abro e te fecho,
Depois de ter lido um trecho.
Ora leio e memorizo,
Ora paro se é preciso.
MUSICATIVIDADES
As crianças fazem um círculo. Enquanto cantam ou recitam, passam um pequeno livro resistente de histórias ou contos. Quando um jogador fora da roda percute um padrão previamente combinado, a criança que tem na mão o livro conta o início de um conto ou de uma história que pode ser inventada na hora, com ou sem rima:
Era um vez um rei,
e mais não sei.
Era uma vez uma rainha,
uma coroa tinha.
Era uma vez uma macaco
que se escondeu num saco.
pedras
pedras, duras,
Servem para tocar.
Bate uma na outra,
Põe-te a escutar.
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz uma quadra toda e a turma repete.
3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
4. O professor seleciona pedras resistentes, recolhidas na praia, ou basalto preto, por exemplo.
5. Há grupos etnográficos, em Portugal e outros países, que usam as pedras para acompanhar as suas danças e cantares.
Puxa para o teu lado
Puxa para o teu lado
que eu puxo para o meu.
Quem tem força, vence;
quem ceder perdeu!
Duas crianças agarram a extremidade de uma corda, enquanto os outros cantam ou recitam. Por cada quadra que aguentem os jogadores ganham 100 pontos, mas o vencedor ganha mais 100. Por exemplo, só aguentam uma quadra e na segunda, um jogador cede. Este ganha 100 pontos e o vencedor 200.
Tenho um pião
Tenho um pião.
Gosto de o lançar.
Quanto tempo passa
A rodopiar?
Gira, rodopia,
Gira, meu pião.
Gira, muito tempo:
És um campeão.
MUSICATIVIDADES
1. O professor diz dois versos de cada vez, em andamento moderado, e as crianças repetem.
2. Diz uma quadra toda e a turma repete.
3. Cada criança diz a quadra na sua vez, com acompanhamento rítmico pelo professor; quem não conseguir, nomeia um colega para o acompanhar.
4. O professor apresenta um objeto que rodopie, à maneira de pião (há umas tampas de baldes de azeitonas circulares que o fazem bem). Cada criança terá a oportunidade de tentar, depois de o professor mostrar como se faz.