A importância do amigo
A importância do amigo
A utilização de provérbios em verso na infância melhora a aprendizagem por via da musicalidade. A rima e o ritmo tornam mais divertidos os ensinamentos, transformando a sabedoria popular numa atividade lúdica. A abordagem poética estimula a consciência fonológica, crucial para a leitura e escrita, apura a dicção e a oralidade. As crianças absorvem valores sociais e desenvolvem o pensamento crítico de forma mais eficaz. Os provérbios versificados funcionam como cápsulas de conhecimento cultural que aliam o desenvolvimento cognitivo ao prazer de brincar com os sons. Com instrumentos feitos de materiais reutilizados ou acompanhamento de palmas em pares, as vantagens dos provérbios recriados aumentam, ganhando um alcance ambiental e social. A educação para a cidadania passa também por uma abordagem lúdica e criativa dos provérbios.
NO APERTO DO PERIGO
No aperto do perigo,
sabe-se quem é amigo.
Mais vale um vizinho à mão
do que ao longe o nosso irmão.
Um amigo verdadeiro
vale mais do que dinheiro.
Um amigo diligente
é melhor do que parente.
Um amigo é um irmão
que nasce do coração.
Provérbios (já a Bíblia tem um Livro dos Provérbios) são ditos ou ditados populares que passam oralmente de geração em geração. O seu autor não é conhecido e não se sabe como surgiram.
Oriundos da China ou de Israel, dos índios ou das tribos africanas, provérbios são expressões de sabedoria que resumem a observação de anos e de séculos. No que se refere ao tempo, aos sentimentos, às competências, às relações, ao amor, às atitudes.
SUGESTÕES
Muitos provérbios já têm ritmo, rima e musicalidade. Na escola ou em família, podem dizer-se em estilo RAP (Rhythm and Poetry, isto é, Ritmo e Poesia).
Os provérbios, adaptados ou não, podem ser uma oportunidade para jogos divertidos. Estando numa roda, as crianças mantêm a palma da mão esquerda para cima. Uma bola maleável, de tamanho médio, passará de mão em mão. A esquerda recebe, a direita pega e passa. Como a passagem da bola deve ser feita sem perder a pulsação, o professor treina esse aspeto antes de introduzir a quadra/provérbio. Quando o grupo for competente, introduz o provérbio. Poderá introduzir mais do que uma bola quando achar conveniente.
Em vez de passar a bola maleável, o professor pode utilizar uma bola pequena de basquetebol, que cada criança, em círculo, deverá bater no chão de modo a passar ao colega da sua direita.
António José Ferreira
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Apresenta-se nas áreas da educação e da sustentabilidade em festivais.
Saiba mais na Reciclanda e contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Clique AQUI para saber mais.











